Países Não Alinhados fazem reunão de cúpula no Irã

A 16ª reunião de cúpula do Movimento dos Países Não Alinhados se realizará em Teerã nos dias 29 e 30 de agosto.

A Cúpula terá duas reuniões prévias. Nos próximos domingo e segunda-feira (26 e 27) realiza-se um encontro de peritos e vice-ministros de Relações Exteriores, que vão preparar a agenda da Cúpula. A reunião será aberta com um discurso do ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali-Akbar Salehi. Os ministros de Relações Exteriores dos países- membros também farão um encontro prévio à Cúpula, nos dias 27e 28.

A 16ª Cúpula dos Países Não Alinhados contará com a presença do secretário-geral da ONU e de representantes de 150 países, assim como de convidados especiais e enviados de organizações políticas e sociais.

De acordo com os organizadores do evento, estarão presentes 51 chefes de Estado e de governo.
O Movimento dos Países Não Alinhados é uma organização internacional de Estados que se consideram não formalmente alinhados a favor ou contra qualquer bloco e grande potência. É o maior grupo de países depois da ONU.

Os membros do Movimento dos Países Não Alinhados representam dois terços dos membros da ONU e compreendem 55% da população mundial, particularmente os países considerados em desenvolvimento ou parte do Terceiro Mundo.

O Movimento dos Países Não Alinhados é constituído por 120 Estados-membros e 17 países-observadores.

Agência Irna