Vanessa propõe licença para servidor trabalhar como voluntário 

Projeto de lei apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) permite que o servidor público tenha licença de um dia, por semestre, para atuar como voluntário junto à Defensoria Pública. Na justificativa do projeto, a senadora argumenta que a Defensoria Pública tem insuficiência de recursos humanos e materiais para a consecução de sua função institucional.  

A medida, explica a senadora, além de conferir mais recursos humanos para a Defensoria Pública, é também uma forma de estimular o voluntariado dos servidores públicos junto à instituição que defende e orienta juridicamente os necessitados.

Leia também: Vanessa é saudada na votação de matéria sobre Defensoria Pública

O projeto altera o Estatuto do Servidor Público, que já prevê a licença do trabalhador em caso de doação de sangue (por um dia), alistamento como eleitor (por dois dias); além de ocasiões como casamento, falecimento do cônjuge ou companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos (por oito dias consecutivos). Em qualquer dessas circunstâncias, o servidor pode se ausentar sem qualquer prejuízo.

A matéria se encontra na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda designação do relator.

Da Redação em Brasília