Vanessa desafia candidato a deixar PSDB

 A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) contra os incentivos fiscais concedidos pelo governo do Amazonas às indústrias da Zona Franca de Manaus, provocou no debate desta quinta (23), na sede da TV Rio Negro, afiliada da Band, uma cobrança da candidata da coligação Melhor pra Melhor (PCdoB, PMDB, PP, PSD, PSL, PT, PTN e PV), Vanessa, ao adversário Arthur Neto, que é do PSDB.

Como o candidato tucano havia dito que rompeu com o governador do seu partido por causa da Adin, a candidata foi taxativa: “Não adianta dizer que rompeu, quando a gente faz uma sociedade e rompe tem que ser no papel, a gente rompe e sai do partido”, disse ela no contexto de uma resposta dada ao candidato Pauderney Avelino (DEM), que também fez dura crítica ao PSDB pela ação contra o Amazonas.

Numa resposta sobre a área de saúde que concedia ao candidato Serafim Correa (PSB), o tucano desviou-se do tema e respondeu à candidata que essa era uma questão interna do seu partido.

Pauderney questionou o que Vanessa faria como prefeita para enfrentar uma ação dessa do PSDB que se for julgada favorável pode acabar com os 120 mil empregos na Zona Franca. Vanessa respondeu que a ação não vai prosperar, porque toda a bancada em Brasília será rigorosa em defesa da Zona Franca.

“Como prefeita estarei em Brasília para defender a Zona Franca. Mas essa não é a primeira vez que o PSDB atenta contra a Zona Franca, contra a lei de incentivo estadual e contra a lei de manutenção da UEA (Universidade Estadual do Amazonas), atenção estudantes da UEA!”, enfatizou a candidata, lembrando que o presidente FHC foi responsável pela prorrogação da Lei de Informática, que causou sérios prejuízos às indústrias locais.

Militância
Vanessa surpreendeu logo ao chegar ao local. Ela driblou a segurança e seguiu direto para agradecer aos militantes que estavam na parte externa da emissora. Foi a única candidata a tomar essa iniciativa diante de um clima tenso na disputa entre as torcidas dos candidatos.

No primeiro bloco do debate, a candidata falou por dois minutos sobre arborização, tema sorteado pelo mediador Iano Sérgio. Antes, ela fez questão de prestar solidariedade ao prefeito Amazonino Mendes que enfrenta problema de saúde. “Me solidarizo com o prefeito e sua família. Tenho divergências políticas, mas como pessoa desejo que sua saúde seja restabelecida”, disse.

Sobre o tema, Vanessa afirmou que Manaus precisa ser a cidade mais arborizada do país por estar localizada no centro da maior floresta tropical do planeta. Para isso, ela disse que vai trabalhar com as escolas e associações comunitárias. “Nós vamos mais além, vamos trabalhar na área do meio ambiente, construir parques e áreas de lazer para fazer os piqueniques que fazíamos no passado”, afirmou.

No segundo bloco, questionou o ex-prefeito Serafim Correa sobre as suas propostas para educação e ouviu dele que cada aluno do ensino fundamental receberia um computador. Na replica, ela disse que falava como mulher e mãe que teve oportunidade de dar educação para a filha que hoje é médica formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Enfatizou que iria cuidar da creche ao 9o ano do ensino fundamental. “Vamos construir 55 creches, já tem recursos para isso; vamos fazer o programa de reforço escolar, porque não é só filho de rico tem esse direito; e construir escolas de tempo integral”, comprometeu-se.

A candidata ainda falou sobre a lei que ajudou aprovar no Congresso regulamentando a profissão de mototaxista. Para ela, a cidade que produz moto tem que ser exemplo para o país no trânsito desse veículo. No caso da segurança, disse que vai colocar a guarda municipal para trabalhar de forma integrada com o projeto Ronda de Bairro do governador Omar.

Afirmou que quando fala de ação conjunta integrada é por que participa de um time do qual são integrantes o governador Omar Aziz e a presidente Dilma Rousseff.

Ao ser questionada sobre o Orçamento, Vanessa diz que sozinha a Prefeitura de Manaus não terá condições de fazer os investimentos que tanto precisa. Por isso, ela diz que insiste em falar sobre a ação integrada.

Nas considerações finais, a candidata disse que uma mulher sabe muito bem cuidar da sua família da porta para dentro, agora precisa cuidar de fora para dentro. Deu exemplos da mãe que sai de um posto de saúde com a receita, mas precisa sair com o remédio. Por fim, pediu voto para que Manaus tenha a primeira mulher prefeita, assim como o Brasil teve a primeira mulher presidente.