Jandira debate violência contra crianças em evento internacional

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) participou no Peru, de um encontro internacional para discutir estratégias e políticas públicas para erradicar a violência contra crianças na primeira infância (0 a 5 anos). Na terça-feira (28), a deputada, que representa o parlamento brasileiro, falou de sua experiência no combate à violência infantil no Brasil, a defesa de um plano nacional para as crianças na primeira infância e a lei que proíbe o castigo corporal.

Na Câmara dos Deputados, Jandira faz parte de um grupo de 12 parlamentares que prepara um Projeto de Lei que servirá de Marco Legal para a Primeira Infância no Brasil. Ela diz que “nosso papel é no sentido de priorizar e dar relevância aos cuidados com a primeira infância no Brasil e no mundo”, acrescentando que “as crianças na primeira infância são vulneráveis à violência, pois dificilmente irão identificar ou acusar seus agressores”, disse a parlamentar.

“Os desafios do Congresso Nacional são enormes. Precisamos regulamentar os artigos da Constituição, estabelecer um diálogo com toda a sociedade, incentivar campanhas de prevenção às famílias de todas as classes sociais. Nosso esforço é no sentido de eliminar a miséria no Brasil e temos vontade política para isso”, concluiu a parlamentar. Jandira encerrou a apresentação com um vídeo oficial do programa Brasil Carinhoso.

O evento, que aconteceu nesta terça e quarta-feira (27 e 28), no Ministério das Relações Exteriores em Lima, capital do país, debateu ainda a agenda de cada país para eliminar todas as formas de violência, orçamento e políticas integradas de eliminação da pobreza e do abandono, proibição legal de violência contra crianças e sistematização de dados e pesquisas para possibilitar investigações e planejamento.

Jandira Feghali foi a única parlamentar a participar do encontro. A deputada, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância no Congresso Nacional, afirma que “a experiência trazida do encontro permitirá um olhar mais abrangente e perspectivas reais para avançarmos em políticas públicas para a primeira infância no Brasil”.

O evento foi promovido pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Mulher e Populações Vulneráveis do Peru, Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), Movimento Global pela Criança da América Latina e do Caribe e Fundação Bernard Van Leer da Holanda.

Da redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Jandira Feghali