ONU celebra dia internacional contra testes nucleares

A ONU celebrará nesta quarta (29) o Dia Internacional contra os Testes Nucleares, com o fim de sensibilizar os Estados membros e a opinião pública internacional sobre a necessidade de eliminar este tipo de teste.

A data é comemorada desde 29 de agosto de 2009, quando a Assembleia Geral aprovou uma resolução a respeito da proposta da República do Cazaquistão.

O objetivo é captar a atenção internacional e pôr em relevo a necessidade de prevenir entre todos os Estados membros a realização de novos ensaios de armas nucleares, com o apoio das instituições acadêmicas, as redes juvenis e os meios de difusão social.

Desde o princípio da era atômica, a posse de armas nucleares é um parâmetro que países e instituições utilizam para medir o avanço científico e o poderio militar.

Para conseguir aperfeiçoar tais armamentos, algumas nações realizam testes nucleares, o primeiro dos quais teve lugar em 1945 e, desde então, foram realizados cerca de dois mil.

Em 10 de setembro de 1996, a Assembleia Geral da ONU aprovou o Tratado para a Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT, por suas siglas em inglês), que não tem entrado em vigor.

Cerca de 60 Estados ratificaram o CTBT e outros 25 o assinaram mas não o ratificaram, entre eles os Estados Unidos.

Em agosto de 1945, a força aérea estadunidense lançou duas bombas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Nos primeiros quatro meses após os bombardeios, morreram cerca de 166 mil pessoas em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki. As sequelas destes ataques ainda afetam aos habitantes desses centros populacionais.

Fonte: Prensa Latina