Daniel Dias ganha primeiro ouro para Brasil nas Paralimpíadas

O nadador Daniel Dias ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil nos 50 metros livres nesta quinta-feira (30) nos Jogos Paralímpicos de Londres. A natação e o judô garantiram as três primeiras medalhas para o Brasil. Os três atletas que subiram ao pódio são integrantes do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Dos 182 atletas que foram a Londres, 156 integram o programa do governo federal.

Daniel Dias ganha primeiro ouro para Brasil nas Paralimpíadas - Ministério do Esporte

"Começar com medalha de ouro e recorde mundial é muito bom. Ainda mais sendo o primeiro ouro do Brasil", afirmou o nadador, que teve direito a recorde mundial e repetiu a estreia nas últimas Paralimpíadas de 2008.

A natação do Brasil teve grande desempenho neste início de Jogos Paralímpicos. André Brasil conquistou a medalha de prata nos 200 metros medley, repetindo resultado dos Jogos de Pequim.

O atleta ressaltou o nível cada vez alto da natação nas Paralimpíadas e comemorou a segunda colocação na prova, que não é a sua predileta. “Saio satisfeito dessa primeira prova. Serão dez dias de competição e foi bom para quebrar o gelo”, disse.

Sobre o apoio ao esporte paralímpico, o nadador lembrou as dificuldades do esporte no Brasil, mas salientou o investimento crescente no setor ano a ano, do governo e de patrocinadores. “Eu pude fazer treinamento na altitude, passei um tempo em Manchester onde tinha cerca de 300 pessoas trabalhando com a gente”, comentou. “Portanto, tenho muito o que agradecer e espero que o esporte ainda recebe ainda mais investimentos”, concluiu.

No judô, a primeira medalha do Brasil foi conquistada pela judoca Michele Ferreira, que venceu, por w.o. – devido a uma contusão -, a francesa Sandrine Martinet na luta pelo bronze. Michele repetiu o resultado das Paralimpíadas de Pequim 2008. W.o. é a abreviação de “walkover”, palavra em inglês que significa na competição esportiva quando um adversário desiste da luta, sendo dada vitória ao outro.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte