João Paulo retira candidatura após nova condenação pelo STF

Após ser condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, o deputado federal João Paulo Cunha (PT) desistiu de sua candidatura a prefeito de Osasco, município da Grande São Paulo. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira (30), horas depois da votação no julgamento do chamado mensalão.

O novo candidato do PT em Osasco é Jorge Lapas, que era vice de Cunha na chapa. O vereador Valmir Prascidelli será o novo vice. A decisão foi tomada em reunião do diretório municipal do partido.

João Paulo Cunha havia sido desencorajado por outros petistas a sair como candidato no início do ano, mas preferiu arriscar, mesmo sabendo que o julgamento ocorreria em época de campanha eleitoral. Ele era o presidente da Câmara dos Deputados à época em que surgiram as denúncias.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entenderam, em sua maioria, que existem provas suficientes dos delitos contra a administração pública praticada pelo petista, que avalia irregularidades nos contratos da SMP&B com a Câmara dos Deputados e da DNA Propaganda com o Banco do Brasil, ambas agências de publicidade de Marcos Valério.

Fonte: Carta Capital