Curso Livre Marx-Engels debate: A sagrada família e os Grundrisse

A Boitempo Editorial, em parceria com o Centro de Pesquisas 28 de Agosto e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, promove em 2012 a terceira edição do "Curso Livre Marx-Engels", com transmissão ao vivo pela internet. Neste sábado, dia 1º de setembro, às 10h, Antonio Rago (PUC-SP) apresenta A sagada família, de Karl Marx e Friedrich Engels; e à tarde, às 14h, Mario Duayer (UERJ) discute os Grundrisse, de Karl Marx.

Os encontros, realizados aos sábados, terão duração de 6 horas, divididos em duas aulas, uma no período da manhã e outra à tarde.

A Boitempo está transmitindo ao vivo pela internet o III Curso Livre Marx-Engels, com aulas ministradas por alguns dos mais importantes acadêmicos do Brasil. Neste sábado, dia 1º de setembro, às 10h, Antonio Rago (PUC-SP) apresenta A sagada família, de Karl Marx e Friedrich Engels; e à tarde, às 14h, Mario Duayer (UERJ) discute os Grundrisse, de Karl Marx. Para acompanhar, basta acessar este link na hora do Curso.

Sobre os Grundrisse

Muito mais que “esboços” ou adiantamento da obra maior de Karl Marx, os três manuscritos econômicos de 1857-1858 que compõem os quase lendários Grundrisse constituem patrimônio das ciências humanas de inestimável valor. Parte de uma luta ideológico-política pela exclusividade do “verdadeiro” Marx, a obra somente veio à luz já na primeira metade do século XX, em virtude dos conflitos centrados no controle que o Partido Comunista da ex-URSS exerceu sobre os escritos não divulgados do filósofo alemão.

Considerados inicialmente espécie de amostra ou work in progressdo que viria a ser a obra central de Marx, sabe-se hoje que examinar osGrundrisse é como ter acesso ao laboratório de estudos de Marx no curso de sua extensa atividade intelectual, o que permite acompanhar a evolução de seu pensamento, as áreas específicas de interesse que deles se desdobram, e, sobretudo, compreender no detalhe o seu método de trabalho. [em breve em ebook ]

Sobre A sagrada família

A sagrada família, ou A crítica da Crítica crítica contra Bruno Bauer e consortes, foi escrita por dois autores ainda jovens e em gritante desacordo com o pensamento dominante na Berlim da época e analisa as conseqüências políticas do neo-hegelianismo, polemizando ferozmente com Bruno Bauer e seu irmão Edgar, editores da Gazeta Geral Literária, publicada em Charlottemburgo, que preconizava uma política liberal elitista.

Ao mesmo tempo panfletário e com reflexões teóricas densas, o texto revela a unidade interna do pensamento de Marx e Engels, tanto no que diz respeito à política, quanto à filosofia. Diferente de obras anteriores, onde a percepção dialética supera a observação empírica da contradição denunciada, em A sagrada família, essa contradição é apresentada através de recurso metodológico que situa a determinação material nas oposições internas de nossa vida cotidiana, através, inclusive, de exemplos concretos.

Sobre o III Curso Marx-Engels

A Boitempo Editorial, em parceria com o Centro de Pesquisas 28 de Agosto e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, promove em 2012 a terceira edição do "Curso Livre Marx-Engels". As aulas – ministradas por alguns dos mais importantes acadêmicos do Brasil – serão baseadas nos livros editados pela Boitempo e abertas a todos os interessados em ler e estudar a colossal obra desses dois filósofos.

Os professores participantes são: Alysson Mascaro, Antonio Carlos Mazzeo, Antonio Rago, Arlene Clemesha, Emir Sader, José Paulo Netto, Mario Duayer, Michael Löwy e Ruy Braga.

O curso discutirá os 15 livros da coleção Marx-Engels. Os encontros, realizados aos sábados, terão duração de 6 horas, divididos em duas aulas, uma no período da manhã e outra à tarde. As aulas acontecem a partir do dia 18/08 até 22/09, com apenas um recesso no dia 08/09.

Assim como na primeira edição do Curso, as aulas dessa terceira edição serão gravadas e posteriormente publicadas no canal da Boitempo no YouTube.

Os livros abordados serão:

01. A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels
02. Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
03. Crítica do Programa de Gotha, de Karl Marx
04. Sobre a questão judaica, de Karl Marx
05. Sobre o suicídio, de Karl Marx
06. Crítica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx
07. O socialismo jurídico, de Friedrich Engels e Karl Kautsky
08. A sagrada família, de Karl Marx e Friedrich Engels
09. Grundrisse, de Karl Marx
10. A guerra civil na França, de Karl Marx
11. O 18 de brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx
12. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Friedrich Engels
13. Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx
14. Lutas de classes na Alemanha, de Karl Marx e Friedrich Engels
15. Lutas de classes na França, de Karl Marx e Friedrich Engels (lançamento em setembro)

Confira a programação completa aqui.

Serviço:

Curso Livre Marx-Engels
18/08 a 22/09 | aos sábados | das 10 às 13h (manhã) e das 14h às 17h (tarde)
Sindicato dos Bancários de São Paulo – R. São Bento, 413 | Centro
Com Alysson Leandro Mascaro, Antonio Carlos Mazzeo, Antonio Rago, Arlene Clemesha, Emir Sader, José Paulo Netto, Mario Duayer, Michael Löwy e Ruy Braga.

Fonte: Carta Maior