Assis comemora resultado de pesquisa: “estamos no caminho certo”

“Os números mostram que estamos no caminho certo, que devemos continuar mostrando para a população que é possível Caxias crescer mais cuidando de todos”, disse o candidato do PCdoB à Prefeito de Caxias do Sul (RS), Assis Melo, ao comentar o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos. Assis também comemora os 29% de intenção de voto entre os jovens de 16 a 24 anos. Esse é o maior índice desta faixa etária entre todos os candidatos.

Assis comemora resultado de pesquisa: “estamos no caminho certo”

“Os jovens de hoje estão cada vez mais informados e sabem que nossas propostas são viáveis. Eles sabem da nossa luta para trazer uma Universidade Federal para Caxias, além dos nossos projetos para educação, saúde, segurança e mobilidade urbana que são problemas que atingem a todos”.

Assis convida os caxienses para conhecer mais o Plano de Governo da coligação Unidade e Ação por Caxias se mostra confiante para o 2º turno. “No 2º turno começa outra eleição, onde teremos tempos iguais na rádio e televisão e os eleitores poderão confrontar ideias e projetos”.

A primeira pesquisa sobre a intenção de votos para prefeito de Caxias do Sul na eleição de sete de outubro indica a liderança de Alceu Barbosa Velho (PDT), da coligação Caxias para Todos. Em segundo lugar está Assis Melo (PCdoB), da coligação Unidade e Ação por Caxias, e em terceiro, Marcos Daneluz (PT), da coligação Frente Popular. A consulta foi feita pelo Ibope com 602 pessoas entre os dias 31 de agosto e dois de setembro.

Os números

Na pesquisa estimulada, em que é apresentado um disco com o nome dos candidatos ao entrevistado, Alceu aparece com 41% das intenções de voto. Em seguida estão Assis, com 22%, e Daneluz, com 11% das citações.

Analisando a votação por idade, o pedetista tem o maior percentual entre os eleitores de 50 anos ou mais: 45%. O comunista tem o maior percentual entre os eleitores de 16 a 24 anos, 29%. O petista também tem votação expressiva na faixa de 16 a 24 anos (13%).

Em relação à renda familiar, a intenção de voto a Alceu é maior entre quem ganha acima de cinco salários mínimos: 48%. Assis tem destaque na faixa até dois salários, com 24%. As intenções de votos de Daneluz têm maior participação entre os eleitores com renda superior a dois e até cinco salários, com 11%.

A pesquisa também diagnosticou a intenção de voto espontânea, quando o entrevistado não tem acesso à lista com os concorrentes. Essa parte, anterior ao questionamento estimulado, apresentou índice de 32% de eleitores que não sabiam ou que não responderam. Na estimulada, esse percentual foi de 15%. Alceu também lidera na espontânea, com 32%, seguido por Assis (18%) e Daneluz (7%). Corlatti ficou com 1% e Possamai não atingiu 1%.

Da Redação em Brasília
Com agências