Leci Brandão participa de ato em apoio à candidatura de Manuela

Uma das maiores cantoras e compositoras da MPB, a deputada Leci Brandão (PCdoB-SP) esteve em Porto Alegre nesta quarta-feira (5) para manifestar apoio à candidatura de Manuela D’ Ávila. O respeito à diversidade de credo, de raça, de sexualidade e de cultura deu o tom das conversas entre a deputada estadual pelo PCdoB de São Paulo e a candidata à prefeita da capital.

"Estou aqui como sambista e como cidadã e estou com Manuela", afirmou a cantora, em almoço no Gambrinus, tradicional restaurante do Mercado Público.

O encontro também contou com a presença do candidato a vice-prefeito, Nelcir Tessaro (PSD), do presidente do PCdoB de Porto Alegre, Adalberto Frasson, e de Walter Sorrentino, secretário nacional do PCdoB, além de candidatos a vereador pelo partido, como Maristela Maffei, João Derly e Silvana Conti, e lideranças como o deputado estadual Mano Changes (PP).

Manuela agradeceu a visita de Leci Brandão ressaltando a importância da valorização da diversidade cultural em Porto Alegre.

"O Mercado Público é um lugar que marca a cultura afro na Cidade. Receber a Leci aqui é um presente", disse a candidata.

A cantora conseguiu uma brecha na agenda para vir a Porto Alegre. E fez questão de manifestar sua satisfação e torcida pela candidatura de Manuela à prefeitura de Porto Alegre.

"Tenho essa cidade em meu coração. Mais do que ter satisfação em ver Manuela candidata, fico feliz em ver a Manuela cidadã, atuante, participando, ressaltando a diversidade da cultura do povo gaúcho. Manuela respeita as diferenças e as valoriza e, por isso, torço para que ela seja a prefeita de Porto Alegre, terra de seres humanos maravilhosos e amigos queridos", afirmou a sambista.

Durante o almoço, entre uma garfada e outra, Manuela recebia cumprimentos dos frequentadores do lugar, além de gritos de adesão e voto aberto.

À tarde, Leci Brandão foi descobrindo as particularidades das bancas do Mercado Público. Já no Largo Glênio Peres, reencontrou Manuela, sendo saudada pelo povo com um ‘eu sou do samba, sou da favela, a Leci está com Manuela’. E Leci confessou:

"Chorei de emoção quando fui abordada por pessoas perguntando onde vai ser o pagode hoje. E eu disse hoje o pagode é aqui, com a Manuela".

A cantora complementou:

"Aqui em Porto Alegre tem gente do samba, do teatro, da dança, da música. Gente da periferia, da quebrada, do rap, do hip hop. Manuela é uma pessoa que respeita a diversidade, por isso estou com ela. Sou artista, só estou deputada estadual, e como artista, como sambista brasileira, é que estou aqui apoiando a eleição dessa mulher guerreira à Prefeitura de Porto Alegre".

A deputada cumunista aproveitou para falar do DVD que gravou em São Paulo, “Cidadã da Diversidade”, que será lançado em novembro:

"Incluí uma música no roteiro por causa de Porto Alegre, “Negrinho Poeta”. Também tem composições de Arlindo Cruz e de outros artistas maravilhosos", contou.

Leci encerrou sua fala lembrando da importância do respeito à diversidade também em relação à religião:

"Vivemos em um estado laico. Respeitamos todas as religiões, e quero dar um destaque especial ao respeito às religiões de origem africana, como mulher negra que sou", ressaltou.

Em seguida, Manuela falou no Glênio Peres em meio ao povo que saía do trabalho.

"Quero trabalhar por uma Porto Alegre sem essa espera para pegar um ônibus quando se sai do trabalho e sem filas para atendimento nos postos de saúde. Quero uma cidade segura e bonita em todos os bairros, não só nos 11 que já receberam os contêineres de lixo", afirmou.

Manuela disse ainda lutar pela iluminação de espaços públicos:

"Quero trabalhar por praças iluminadas para que, quando vocês chegarem em casa tarde da noite, possam andar sem medo de serem assaltados".

Depois da festa no centro da cidade, Leci Brandão ainda se reuniu com os candidatos a vereador pelo PCdoB no Hotel Everest.

Informações da assessoria da candidata Manuela D'Ávila