Da creche à universidade, Manuela defende eficiência na educação

O tema educação, desde a infantil até o ensino superior, foi uma das mais importantes pautas abordadas pela candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D´Ávila (PCdoB). Na segunda-feira (3), ela participou de uma conversa com o reitor da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Nesta terça (4) o bate-papo foi com integrantes do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Prefeitura eficiente e transparente serve mais e melhor à população”, iniciou Manuela. Durante a conversa, ela respondeu a diversas perguntas dos representantes da entidade. Um dos temas foi o controle do gasto público para o desenvolvimento de políticas que promovam a igualdade. Manuela defendeu a boa aplicação dos recursos, afirmando que a gestão do município hoje é ruim, porque falta planejamento.

“Vamos criar mais vagas públicas em creches. Abriremos 23 mil novas vagas em educação infantil entre creches e pré-escolas. É lei e um direito das crianças”, garantiu.

A candidata lembrou o Plano Brasil Maior — que prevê isenção fiscal para empresários que reformarem escolas. Segundo ela, é preciso organização para contar com governo federal, município e empresários. Para otimizar recursos e buscar soluções velozes, ela reforçou que o critério técnico será regra na formação do secretariado.

“Todo o cargo exige qualidade. Os problemas vão existir, mas vamos resolver com soluções inovadoras e parceria”. .

UERGS será bem-vinda

Já na segunda-feira, Manuela recebeu o doutor Fernando Guaragna Martins, reitor da UERGS. O encontro ocorreu no Comitê Central da campanha e foi a oportunidade para que o reitor apresentasse o projeto da instalação da UERGS no Centro Humanístico Vida, na Zona Norte de Porto Alegre. Enquanto apresentava a planta baixa à candidata comunista, Martins explicou as demandas da instituição.

“Temos duas questões: orçamentária e estrutural. São cinco andares, entre salas de aula, biblioteca central e um auditório para 600 pessoas. Tudo na perspectiva sustentável, com economia de energia e reutilização da água”.

Em conversa com o Reitor da UERGS, Manuela e o vice Nelcir Tessaro defenderam melhorias para Zona Norte. Manuela considerou excelente o aproveitamento do local como um espaço de ensino superior e condutor de melhorias à estrutura local.

“Este é um ótimo equipamento para a Zona Norte e a prefeitura pode aumentar ainda mais o impacto positivo da UERGS na região, com melhorias em todo o entorno. Vamos evoluir na urbanização, arborização e reorganização do transporte público, com novas linhas de ônibus e lotação”, projetou Manuela.

A candidata ressaltou que, do ponto de vista do ensino público, é uma possibilidade única para o Eixo Baltazar. “Seja pela oferta do serviço de educação pública, seja pela descentralização, esse é um ótimo projeto. Assim, diminuímos o fluxo no centro e desenvolvemos a cidade nos seus territórios. Quanto mais perto de casa o porto-alegrense consegue estudar, melhor”, afirmou.

O reitor Martins lembrou que, nos últimos anos, a UERGS evoluiu, mas ainda depende de muito apoio. Segundo ele, o Estado não entende a questão orçamentária da universidade, que cuida desde a gestão de bolsas para alunos carentes, o atendimento ao professor e as reformas estruturais até a organização de suas frotas. “Temos muitos desafios. Para isso, temos energia”, finalizou a candidata.

Informações da assessoria da campanha de Manuela D'Ávila