marxismo21, um novo portal para o pensamento avançado

Uma nova ferramenta para a difusão do pensamento avançado e o debate teórico: surge marxismo21, um novo portal para a esquerda brasileira

Por José Carlos Ruy

Cena de "Outubro"

Os marxistas e o pensamento avançado e progressista acabam de ganhar uma nova ferramenta na internet, que começou a ir ao ar em agosto: marxismo21, um portal amplo que permite o acesso a artigos, revistas e portais, dissertações e outros trabalhos acadêmicos, além de notícias e divulgação de eventos ligados ao pensamento marxista.

Leia também:

Astrojildo e Lênin

A Revolução Russa


A proposta editorial do novo portal, como não podia deixar de ser, reafirma a atualidade e vigor do pensamento marxista, opondo-se às insistentes proclamações de sua superação. Contra o pensamento conservador vigente, lembra como “a teoria marxista tem despertado um significativo e abrangente interesse em todo o mundo”, e isso “decorre de sua natureza científica e de sua dimensão crítica, decisivas não apenas para a análise e diagnóstico da crise estrutural do capitalismo como também para a radical superação desta forma de sociabilidade, sobretudo a partir da mais recente crise da economia capitalista”.

Não se trata de uma proposta de cunho especulativo, mas reafirma a exigência e a tradição marxista do “compromisso com as lutas sociais e políticas contra o capitalismo e pelo socialismo”, e se propõe a “responder às necessidades intelectuais não apenas de estudantes e pesquisadores, mas também de militantes sociais e partidários, professores e estudantes do ensino médio”, difundindo informações “sobre as programações, os eventos e as distintas produções teóricas comprometidas com as obras teóricas de Marx e Engels”.

Os avalistas desta proposta são conhecidos e respeitáveis pesquisadores marxistas que representam um amplo leque das opções políticas que, muitas vezes divergindo a respeito da tática da luta anticapitalista, concordam em torno de seu aspecto fundamental, que é o objetivo estratégico: a superação do capitalismo e a inauguração de uma ordem social superior, o socialismo. O Conselho Editorial do novo portal é composto pelos professores Caio N. de Toledo, Danilo E. Martuscelli, Fernando P. de Souza, Luciano Martorano, Muniz Ferreira, Ricardo F. de Castro e Sofia Manzano. E o Conselho Consultivo, por sua vez, é formado por 28 professores que representam o pensamento avançado, marxista, em 17 universidades brasileiras.

O novo portal é um importante instrumento para o mais amplo debate teórico no campo marxista, constituindo-se em ferramenta para avançar e consolidar a herança de Karl Marx, Friederich Engels, Vladimir Lenin e toda a tradição do pensamento revolucionário que tem, neles, sua referência fundamental.

Acessem e confiram: marxismo21.org