Aldo Rebelo inaugura exposição “Construtores do Brasil” 

 Ao inaugurar na noite de quarta-feira (5), na Câmara dos Deputados, a exposição “Construtores do Brasil – homens e mulheres que ajudaram a fazer um grande país”, da qual é o curador, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou esperar que a mostra seja exibida em todo o país, principalmente nas escolas, por seu sentido educativo.

Aldo Rebelo inaugura exposição “Construtores do Brasil” - Ministério do Esporte

“Às vésperas de grandes eventos, como a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016, é preciso reforçar o sentido de memória nacional, pois é nela que reside a consciência dos desafios, da responsabilidade individual e coletiva, no esforço de construir o nosso Brasil.”

A exposição foi idealizada pelo ministro, à época em que presidiu a Casa, em 2006, com ilustrações dos 25 personagens que participaram da formação e consolidação da nação brasileira. E agora ganhou novo formato, realizado por artistas plásticos renomados, em homenagem à Semana da Pátria.

“Agora temos uma obra à altura dos homenageados, e pode ser levada às escolas”, afirmou Aldo Rebelo. “Olhemos para trás com orgulho para que possamos olhar para frente com esperança.”

Participaram da cerimônia vários dos artistas chamados a contribuir com a mostra, além do ministro dos Transportes, Paulo Passos, e a líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PE), entre outras autoridades. “Todas essas personalidades retratadas são merecedoras de nossa admiração e orgulho, por seu profundo amor pela pátria”, afirmou Luciana Santos.

“Unir antigos ideais a ideias novas me deixa pleno”, afirmou JG Fajardo, que retratou o Barão do Rio Branco. Os artistas receberam diplomas de participação por doarem as obras ao acervo permanente da Câmara dos Deputados. O ministro Aldo Rebelo entregou os diplomas aos artistas Catarina Gushiken, responsável pela pintura de Anita Garibaldi; Gougon, que pintou Luiz Carlos Prestes; Hamilton Gondim, que ilustrou o Almirante Tamandaré; e Otoniel Fernandes, que retratou Filipe Camarão, o índio Poti.

Regionalismo

Os artistas foram convidados a participar pelo critério regional. Assim, Tiradentes ganhou ilustração do mineiro Carlos Bracher; Bento Gonçalves do gaúcho Urbano Vilela; Frei Caneca do pernambucano Romero Britto; e o índio Ajuricaba, chefe da aldeia dos Manaus, que lutou contra a ocupação portuguesa, do amazonense Óscar Ramos.

Outros artistas convidados a participar foram Christina Oiticica, Elifas Andreato, Heriberto Rebouças, Marysia Portinari e Yara Tupynambá. As imagens reproduzem figuras como a Princesa Isabel, Tiradentes, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Maria Quitéria, e, claro, Dom Pedro I.

A mostra ficou exposta pela primeira vez em 2006, no gabinete da Presidência da Casa. O próprio ministro, que é deputado federal licenciado, pesquisou os nomes e submeteu o trabalho a historiadores. A exposição ficará aberta à visitação pública até o dia 27 de setembro, das 9 às 18 horas, na Galeria do Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte