Orlando Silva promove intervenção cultural no centro de SP

As ruas são palco perfeito para a festa, para a música, para o convívio e para a conversa. O homem de terno e a mulher que roda sozinha em seu carro são donos do asfalto. Mas o motoboy, o rapper e o ambulante também são. O espaço público feito para o público, por incrível que possa parecer, ainda é um sonho distante para os paulistanos.

Os artistas Julio Dojcsar e Sato Do Brasil partiram dessa premissa para elaborar uma intervenção diferenciada em nome da campanha “+1 de nós” do candidato a vereador Orlando Silva. O ato recebeu o slogan “Ocupe o Minhocão”, em referência a uma das principais vias expressas da capital paulista, e durou toda a tarde de domingo (9), com música, teatro, dança e esporte.

“O movimento quer fazer com que você, seus amigos e a sua família tomem conta das ruas. Não no sentido literal. Mas em todos os outros sentidos. Faça poesia, cante, dance sozinho ou acompanhado, caminhe pelas esquinas, convide todo mundo para um piquenique em cima do Minhocão, no domingo, ou na praça em frente à igreja na sua cidade. Pode sim existir vida fora das caixas concretas que chamamos de casa, trabalho e diversão”, explicou Orlando para todos que compareceram.

O ato

Mais que um apoio, o encontro reuniu crianças, jovens e adultos com o objetivo de inverter a lógica da “cidade proibida”, criando oportunidades de ocupação do centro e garantindo a livre manifestação. Ao som de rap e em meio a skates e bicicletas, uma grande bandeira com as palavras “+1 de nós” foi estendida como símbolo desse resgate da cultura e da força do coletivo em querer a mudança, em pensar qual é a cidade que podemos construir.

A baiana Valéria da Silva Nascimento caminhava pelo elevado quando se deparou com a cena. Ela relembrou que antigamente, no próprio Minhocão, já aconteceram muitas festas culturais e também algumas feiras de artesanato. "Sou moradora do Centro, vivo na Avenida São João e acho importante que nossos políticos se preocupem com a cultura da cidade. Hoje os nossos espaços públicos são abandonados."

Para Orlando, o poder público deve colaborar em preservar e promover espaços públicos que cumpram uma função social relevante para os paulistanos.

“O poder público não percebe a importância da ocupação dos espaços públicos para a relação de vizinhança de comunidades inteiras, principalmente como meio de fortalecer os laços comunitários, costumes e culturas locais. Esse convívio comunitário é a essência da cultura de uma cidade”, ressaltou.

“+1 de nós”

O movimento “+1 de nós” surgiu dentro da campanha Orlando Silva vereador 65100 com o objetivo de agregar pessoas e ideias criativas, solidárias e colaborativas para transformar São Paulo em uma cidade mais livre e humana.

A campanha pensa em uma cidade livre e conectada, com gestos de gentileza e entrosamento contínuo, com respeito e criatividade. Espaços públicos de verdade. Políticas públicas de verdade. Orlando Silva é +1 de nós e por isso quer trabalhar para transformar a cidade um espaço de todos.

Fonte: Assessoria de imprensa de Orlando Silva