EUA enviam navios de guerra e drones à Líbia

O Pentágono ordenou o envio de dois navios de guerra e aviões sem pilotos (drones) à Líbia, um dia após o ataque contra o consulado dos Estados Unidos em Bengasi, onde forma mortos quatro diplomatas estadunidenses.

O embaixador Christopher Stevens e outros três funcionários governamentais foram mortos quando islamistas líbios atacaram a sede diplomática, em protesto por um filme realizado nos Estados Unidos que insulta o Islã e o profeta Maomé.

O destroier USS Laboon, que estava ontem na ilha grega de Creta, começou a mover-se para a costa líbia. O USS McFaul está em rota a partir do Estreito de Gibraltar e chegará à região em alguns dias, segundo fontes militares citadas pela rede de televisão CNN.

Ambos os navios portam mísseis-cruzeiro Tomahawk e sua presença, segundo o Pentágono, proporciona maior flexibilidade para responder a qualquer missão ordenada pelo presidente Barack Obama.

Os drones farão parte de um aumento significativo dos meios de busca de informação sobre os autores do ataque em Bengasi, e os dados que forem obtidos por essa via serão entregues às autoridades líbias para que ajam contra os envolvidos, assegura a CNN.

O uso indiscriminado dos drones durante a administração Obama em território do Paquistão, tem causado atritos entre Washington e o governo de Islamabad, porque seus ataques violam a soberania do país asiático e ocasionaram dezenas de mortes entre a população civil desse país.

Fonte: Prensa Latina