Congresso de Educação homenageia Olga Benário 

O 9º Congresso de Trabalhadores em Educação, que teve início nesta quinta-feira (13), em Brasília, homenageia a líder comunista Olga Benário. Na abertura do evento, Ana Maria Prestes, do Comitê Central do PCdoB e neta de Luis Carlos Prestes, com quem Olga Benário viveu até ser entregue pela ditadura do Estado Novo aos nazistas, representou a família.

Congresso de Educação homenageia Olga Benário

Ana (foto) falou sobre Olga e outras duas grandes mulheres que também estiveram ligadas a Prestes: sua bisavó, Dona Leocádia, mãe de Prestes, que empreendeu exitosa campanha internacional para retirar dos nazistas Anita Leocádia, filha de Prestes com Olga que nasceu num campo de concentração; e sua avó, Maria Prestes, militante comunista que atravessou duas ditaduras e acompanhou Prestes até o fim da vida.

Ana entregou o livro “Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, de Maria Prestes, à presidência do Congresso.

A abertura do evento, que prossegue até domingo (16), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foi feita pelo presidente do Instituto Paulo Freire e professor da Universidade de São Paulo (USP), Moacir Gadotti. Ele defendeu a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para educação, bandeira de luta dos estudantes e trabalhadores em educação. “10% do PIB para a educação não quebram o país. O que quebra o país é a ignorância”, afirmou.

Com o tema “PNE Educação para a sustentabilidade”, o congresso, organizada pelo Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) é mais um espaço do debate da categoria sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e sobre aspectos pedagógicos, na perspectiva do educar para a sustentabilidade.

“É um princípio reorientador da educação e principalmente dos currículos, objetivos e métodos. Esse novo modelo de civilização sustentável implica em mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais. A sustentabilidade aqui defendida refere-se ao sentido do que somos, das relações por nós estabelecidas, de onde viemos e para onde iremos como seres humanos”, afirma documento do Sinpro-DF.

Os debates contam com a presença de especialistas, pesquisadores, jornalistas e sindicalistas que aprofundarão a discussão sobre o eixo temático do Congresso.

De Brasília
Carlos Pompe