Ibope e Datafolha divulgam rodada de pesquisas em 4 capitais

O Ibope divulgou nesta quinta (13) uma nova rodada de pesquisas das disputas à Prefeitura de São Paulo, Salvador e Goiânia. Já em Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) liberou a divulgação do levantamento do Datafolha, suspenso desde terça (11).

Em São Paulo, a pesquisa aponta que o candidato a prefeito Celso Russomanno (PRB) subiu nas intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) oscilaram na margem de erro e seguem tecnicamente empatados.

Russomano, que antes tinha 31%, subiu para 35%. Já Serra e Haddad estão empatados com 19% e 15%, respectivamente. O tucano está em trajetória de queda desde antes do início da campanha na TV. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em eventual segundo turno entre Russomanno e Serra, o candidato do PRB venceria por 52% a 25%. Se o adversário de Russomanno fosse Haddad, o placar seria 50% a 25%. O representante do PT venceria o do PSDB por 37% a 33% no confronto direto.

José Serra amarga a liderança no critério rejeição – 38% dos paulistanos afirmam que não votariam no tucano de jeito nenhum. Haddad tem é rejeitado por 17% dos eleitores e Russomanno tem 12% de rejeição.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 10 e 12 de setembro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-00835/2012.

Bahia

Já os números divulgados pelo Ibope na terceira pesquisa de intenção de voto entre os candidatos à Prefeitura de Salvador apontam um crescimento de 11 pontos percentuais do candidato do PT na capital baiana, Nelson Pelegrino (PT).

ACN Neto, do DEM, ainda lidera a disputa, mesmo com oscilação de 1 ponto percentual para baixo, com 39%. Com o crescimento, Pelegrino somou 17% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro. O Ibope entrevistou 602 pessoas em Salvador e a margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos.

Goiânia

Em Goiânia, Paulo Garcia (PT) lidera a pesquisa com 41% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Jovair Arantes, do PTB, com 11% das intenções. Logo atrás, aparecem Elias Junior (PMN), com 9%, Isaura Lemos (PCdoB), com 4%, Professor Pantaleão, com 3%, e José Netho (PPL) e Rubens Donizzeti, ambos com 1%.

Votos brancos e nulos somam 16% e 10% não sabem ou não responderam. O Ibope entrevistou 602 eleitores da capital de Goiás, entre os dias 10 e 12 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Curitiba

O Tribunal Regional Eleitoral de Curitiba (TRE-PR) liberou, nesta quinta-feira (13), a pesquisa Datafolha sobre a eleição de Curitiba, que estava liminarmente suspensa desde a última terça-feira (11). Os números mostraram o candidato Ratinho Júnior (PSC) à frente dos adversários, com 32% das intenções de voto.

Segundo o levantamento, feito entre os dias 10 e 11 de setembro, o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB) está com 26% das intenções de voto e Gustavo Fruet (PDT), com 16%.

O Datafolha também simulou o segundo turno das eleições curitibanas, em três diferentes cenários. No primeiro, Ratinho Júnior venceria Luciano Ducci por 47% a 39%. Contra Fruet, a vantagem seria maior 50% a 35%. Se a disputa for entre Ducci e Fruet, o atual prefeito leva vantagem 45% a 39%.

Da Redação,
com informações das agências