Lula diz que estará presente na posse de Pelegrino em janeiro

Lotada de militantes dos 15 partidos que compõem a coligação “Todos Juntos por Salvador”, a praça Castro Alves foi palco na noite de sexta-feira (14/9) do comício mais esperado desta eleição na capital baiana. Com a presença do ex-presidente Lula, o candidato a prefeito Nelson Pelegrino (PT) e a vice Olívia Santana (PCdoB) reafirmaram o compromisso de lutar por uma Salvador mais digna, igualitária e justa para o povo soteropolitano.

Emocionado, Lula direcionou sua fala para cada mulher e homem presentes ao evento. “Faz dois anos que não venho aqui. Esse é o segundo comício que faço desde que descobri a doença, há dois anos. Há 15 dias fiz um em Belo Horizonte e hoje estou aqui. Não poderia deixar de participar deste momento histórico para Salvador.”

A militância presente vibrava com cada declaração de Lula, inclusive quando afirmou que “assim como eu, Pelegrino perdeu três eleições, mas vai vencer a quarta”, referindo-se ao fato do candidato petista ter disputado três eleições para prefeito em Salvador. E completou: “tenho um carinho especial pela Bahia. Digo a todos que nasci em Pernambuco, fui criado em São Paulo, mas tenho algo especial com essa terra. Há muito tempo, aqui nesta praça, eu disse que em outra encarnação fui baiano.”

O ex-presidente declarou ainda que veio à Salvador para alertar o povo, para que as pessoas não tenham memória curta e permitam que determinados grupos políticos, que ficaram por décadas no poder retornem neste pleito de 2012. “É preciso tomar cuidado, pois em época de eleição muitos candidatos tentam enganar as pessoas mais carentes. É preciso olhar para quem sempre esteve ao lado de vocês, cuidando dos mais humildes. Essa pessoa é Nelson Pelegrino, que sempre abraçou essa luta.”

Sobre as críticas que o candidato petista tem recebido por afirmar que trabalhará em parceria com os governos estadual e federal, Lula foi enfático. “Dizer que vai governar sem a parceria com o governador Wagner e a presidenta Dilma é mentira. Salvador tem uma arrecadação pequena e é preciso formar essas parcerias. Temos como exemplo as maldades que fizeram com a senadora Lídice da Mata quando ela foi prefeita de Salvador.”

Lula disse a Pelegrino que “você vai governar para todo o povo de Salvador, mas vai ter que olhar em especial para os mais pobres, pois são eles quem mais precisam da Prefeitura. Nunca falte com esse povo. Passei a vida toda tendo que provar que eu era capaz, pois eu não tinha diploma. Mas provei que existe uma coisa sagrada: falar a língua do povo que você lidera.” Ao final do discurso, ele declarou: “Nelsinho, se você me convidar para vir a sua posse em 1º de janeiro, prometo que estarei aqui para comemorar sua vitória e do povo de Salvador.”

O governador Jaques Wagner disse que Salvador foi a primeira capital do Nordeste em que Lula esteve para fazer campanha e que, assim com a Bahia tem mudado nos últimos anos, Salvador vai mudar com a gestão de Pelegrino. “Hoje, nós estamos libertos da ditadura e escravidão política que existiam aqui. A revolução democrática que começou com Lula vai chegar à Salvador. Convoco a militância para mudar a atual realidade de Salvador.”

A candidata a vice, Olívia Santana, agradeceu a presença da militância no evento e declarou que “esse é o comício da virada. Ter Lula presente aqui é a prova de que essa coligação vai lutar pela defesa de uma cidade mais justa e igualitária. Nossa chapa tem projeto político e interesse social no comando.”

Ao falar para o povo presente na praça Castro Alves, Nelson Pelegrino disse que aprendeu com Lula a governar com competência e que vai escolher as pessoas mais capacitadas para administrar a cidade. Sobre a atual situação de Salvador, ele disse que sente uma grande tristeza em relação a cidade. “Salvador está feia, abandonada. O povo está insatisfeito com isso. Precisamos cuidar de Salvador e do povo.”

“A partir de 1º de janeiro, Salvador vai ter um prefeito de verdade. Vou fazer uma revisão de todos os custos da prefeitura. Essa cidade vai entrar no rumo certo. Em parceria com o governo Wagner irei construir 12 UPAS (Unidades de Pronto Atendimento). Vou buscar as 138 creches que o governo federal ofereceu à Salvador e o atual prefeito não fez. Vou atrás disso e muito mais”, finalizou.

Presenças

Estiveram presentes no ato, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, os senadores Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), o deputado federal e presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Daniel Almeida, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e o vice-governador Otto Alencar, além de deputados estaduais, prefeitos de cidades baianas e de outros estados.

Vereadores

Aproveitando o clima de mobilização para a campanha eleitoral, os candidatos a vereadores de Salvador pelo PCdoB se reuniram na praça Municipal, para gravar o último programa do horário eleitoral gratuito. Os 47 candidatos e as 19 candidatas fizeram questão de marcar presença na atividade coletiva.

De lá, a turma do Partido Comunista seguiu em caminhada até a praça Castro Alves, onde foi realizado o comício da coligação Todos juntos por Salvador, com as presenças do governador Jaques Wagner e o ex-presidente Lula. A alegria e descontração foram os protagonistas da caminhada.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação do partido e um dos responsáveis pela campanha dos comunistas, Emanoel Souza, o objetivo da gravação ao ar livre é mostrar os postulantes de forma mais espontânea. “Assim, os eleitores podem ver um pouco mais cada e reconhecer seu candidato”. As cenas vão ao ar na última semana antes da eleição, que ocorre em 7 de outubro.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro / Maiana Brito