Sem categoria

Dilma: redução nas taxas de energia elétrica é medida histórica

Durante seu programa semanal Café com a Presidenta, Dilma Rousseff reafirmou, nesta segunda-feira (17), o avanço, do que nomeou ser uma medida histórica, a decisão de reduzir o preço da energia elétrica em até 28% a partir de 2013. Segundo ela, a medida elimina o risco de racionamento, cria condições para o aumento nos investimentos e amplia as redes de transmissão e distribuição.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou que a redução no preço da energia elétrica será possível graças à renovação de contratos de concessão que venceriam entre 2015 e 2017.

Ouça na Rádio Vermelho

Renato Rabelo: Com redução, Dilma dá um choque na economia

Dilma ainda lembrou que "essas concessões são contratos assinados pelo governo com as empresas de energia para a prestação desse serviço para a população. 

“O governo está oferecendo às empresas de energia elétrica a oportunidade de renová-los, mas com uma condição: que aquilo que já foi pago seja retirado da conta de luz. Porque os investimentos feitos lá atrás por essas empresas para construir as hidrelétricas e ampliar as linhas de transmissão e distribuição foram pagos pelos consumidores nas suas contas”, explicou.

Ela lembrou que o governo também vai reduzir as taxas cobradas para a geração de energia elétrica dentro de programas como o Luz para Todos e a Tarifa Social de Energia. De acordo com a presidenta, a previsão é que sejam investidos R$ 3,3 bilhões ao ano para manter os programas.

Estrutura

A presidenta falou sobre os investimentos em estrutura. "Fizemos os investimentos necessários para garantir a oferta de energia no país e, principalmente, voltamos a planejar. Isto foi fundamental para afastar o risco de falta de energia. Agora, nós vamos ser ainda mais rigorosos e cobrar mais qualidade dos serviços prestados à população.

Segundo ela, a A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, está aprimorando os índices de qualidade, que serão exigidos das empresas que fornecem energia, assim como nós estamos fazendo com o serviço de telefone, de internet e outros. Afinal, o consumidor está pagando e tem de ter seus direitos respeitados.

Benefícios à economia

Dilma reafirmou que a redução das tarifas de energia elétrica significa que as indústrias terão menor custo de produção, poderão gerar mais empregos e oferecer produtos mais baratos para a população. "Isso se chama competitividade, e uma indústria mais competitiva, produz mais, investe mais e gera mais empregos, aumentando a renda dos trabalhadores e fazendo a roda da economia girar mais rapidamente.

Com informações do Blog do Planalto