Jacob Zuma discute com europeus superávit em comércio

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, é esperado na terça-feira (18) em Bruxelas para uma visita de trabalho durante a qual ele participará numa cúpula bilateral entre a União Europeia (UE)-África do Sul, relatou a agência de notícias africana Pan African News Agency (Pana).

Segundo comunicado transmitido à imprensa em Bruxelas, os trabalhos da cúpula bilateral versarão sobre a parceria estratégica que liga as duas partes, sobre questões de segurança, bem como sobre assuntos de interesse comum, destacadamente o ambiente.

O comercio também estará no centro dos debates, por causa da importância dos intercâmbios entre a África do Sul e a UE, de acordo com o texto.

As estatísticas mostram um excedente comercial de 3,4 bilhões de euros a favor da UE, que exporta essencialmente bens industriais para a África do Sul.

Segundo estes dados, a Alemanha é de longe o primeiro exportador em direção à África do Sul com um volume de negócios de 4,3 bilhões de euros, ou seja 33% das exportações da UE, seguida pelo Reino Unido com 14% e pelos Países Baixos com 10%.

Fonte: Panapress