Jornal Nacional perde 20% de audiência para TV paga e “Carrossel”

Realocado para um horário anterior ao seu na grade de programação da TV Globo — para dar espaço à propaganda eleitoral —, o Jornal Nacional perdeu 20% de sua audiência no último mês. O JN tem amargado a migração de público para a TV paga e ainda enfrenta um adversário forte em audiência: a novelinha infantil "Carrossel" (SBT).

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta segunda-feira (17). A média do "JN" de janeiro a agosto deste ano, indo ao ar na faixa a partir das 20h30, é de 30,4 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

Com início do horário eleitoral, o noticiário passou a ir ao ar às 20 horas. Sua média de 21 de agosto (início da propaganda eleitoral) ao dia 13 de setembro é de 24,3 pontos. Uma queda de seis pontos de audiência.

O Ibope do jornalístico tem perdido para o próprio horário político na Globo. A propaganda eleitoral teve média na rede de 24,9 pontos até o último dia 13. "Carrossel" parece ter sentido menos o baque da propaganda política. A novela caiu de média de 13,5 para a casa dos 12 pontos nos últimos dias.

Fonte: Folha de S.Paulo