Protógenes defende reestruturação para Polícia Federal

O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) usou todos os espaços da Câmara dos Deputados esta semana para fazer a defesa do projeto de reestruturação da Polícia Federal. Diante da galeria do Plenário lotada por policiais federais, ele disse, na noite desta terça-feira (18), que o plano não representa “um aumento vil da Polícia Federal, que não é para isso que os policiais federais se prestam; se prestam, sim, a fazerem um bom trabalho para o povo brasileiro e para o Brasil”.

Protógenes defende restruturação para Polícia Federal - Santa Alves

Na manhã desta quarta-feira (19), o deputado voltou à tona sobre o assunto na reunião da Comissão de Trabalho. E repetiu para os colegas parlamentares, a quem pediu apoio para aprovação do projeto, de que a reivindicação dos policiais federais não se resume a aumento salarial.

Ele denunciou a situação precária de trabalho dos policiais federais, que desde 2008 sofrem com a redução de recursos do orçamento destinado a atividade policial, que repercute na falta de infraestrutura, de pessoal e aumento da pressão e estresse, o que provoca assassinatos e suicídio de policiais.

O parlamentar disse que a proposta apresentada pela categoria de restruturação da carreira é “modesta e real, possível dentro de realidade orçamentária, nada do que é divulgada na mídia, tentando colocar a sociedade contra os trabalhadores”, esclareceu. E propôs que parte dos dinheiros recuperados nas missões da PF – cerca de 10% – seja revertido para o orçamento da atividade policial.

Em discurso no Plenário da Câmara, o deputado apelou ao governo federal para que abra diálogo com a categoria. “É preciso que o Governo Federal abra esse diálogo e reconheça a defasagem profissional da Polícia Federal”, afirmou o deputado, acrescentando: “Abra as portas Sr. Ministro das Justiça! Ministro José Eduardo Cardozo, estamos aqui, nós, Deputados Federais, nesta Câmara dos Deputados, fazendo um apelo e que daqui saia uma Comissão e se junte a esses colegas que estão nas galerias assistindo a esta sessão para que seja encontrada uma saída mais humana e digna para os policiais federais”.

De Brasília
Márcia Xavier