Comemorações do Dia Mundial sem Carro em Brasília

O Dia Mundial sem Carro, neste sábado, dia 22 de setembro, vai transformar a área em torno da rodoviária de Brasília (DF) – área central da cidade – em uma exposição viva das alternativas de mobilidade que são negligenciadas em favor do transporte motorizado individual, o carro.

Comemorações do Dia Mundial sem Carro em Brasília - Reuters

A novidade deste ano no DF é que uma rua em frente ao shopping Conjunto Nacional será fechada pelo GDF para que a festa tenha espaço próprio, com atividades para crianças, adultos e até uma urna/ônibus onde as pessoas poderão deixar cartas para o governador falando sobre o que pensam do transporte público.

A data é comemorada em muitos países, que assim como o Brasil apresentam os sinais visíveis de políticas de estímulo ao uso do automóvel. Poluição do ar, doenças decorrentes dos gases lançados pelos veículos, congestionamento, perda de tempo no trânsito são exemplos desses danos.

A programação do evento, que constitui a 11ª Jornada Brasileira “Na cidade, sem meu carro”, terá atividades esportivas e de lazer envolvendo bicicleta, skate e outros maios alternativos de transporte. E terá ainda shows e apresentações culturais, oficina Aprendendo a pedalar, Salão de Veículos Alternativos, Brechó da bicicleta, entre outras atividades.

Haverá ainda a Tenda de debates, que inclui discussão sobre assuntos como trem, tarifa, ônibus elétrico, consumo, Brasil Sem Energia Nuclear e o quadro – Fale ao Governador sobre o Transporte Público no DF.

Os organizadores da 3ª Semana da Mobilidade no DF, com atividades iniciadas no último sábado (15) e encerradas com o Dia Mundial sem Carro, são as instituições da sociedade civil ligadas ao meio ambiente, a defesa da qualidade de vida nas cidades e os cicloativistas .

Da Redação em Brasília