Defesa Civil retira estado de alerta do DF

Previsão de chuva e umidade acima de 30% motivaram medida. Não chove há 98 dias

A Secretaria de Defesa Civil decidiu retirar ontem o estado de alerta para o Distrito Federal. A decisão foi tomada após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prever que na quinta-feira o tempo ficaria nublado com névoa seca e chuvas isoladas.
"Como a umidade relativa do ar vem aumentando nos últimos dias e temos a possibilidade de chuvas para hoje e o restante da semana, não há necessidade de continuarmos com o estado de alerta. Já podemos começar a pensar nas chuvas", afirmou o subsecretário de Operações da Defesa Civil, Sérgio Bezerra.
Há 97 dias não chove no Distrito Federal. O estado de alerta durou 17 dias, em que foram registradas baixa umidade (a mínima no período foi de 16%) e alta temperatura (com máxima de 33,6ºC).
Hoje, 21, o tempo deve variar de parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura varia de 20ºC a 32ºC.
Mesmo retirando o estado de alerta, a Secretaria de Defesa Civil orienta a população a seguir com a ingestão diária de líquidos, independentemente de apresentar sede ou não. O recomendável é beber pelo menos seis copos d'água de tamanho médio.