Publicidade soviética dos anos 1920 regressa a Moscou

Na exposição A Arte Mais Soviética, inaugurada na Casa do Livro de Antigo de Moscou, foram apresentados pôsteres publicitários dos anos 1920-1930 da coleção de Galina Bandurkina.

Os pôsteres publicitários dos tempos soviéticos se tornaram nos últimos anos muito populares entre os colecionadores e historiadores de arte e entre os designers e os copywriters, que frequentemente procuram inspiração nos trabalhos dos mestres do passado. Isso não é de estranhar: nos anos 1920 e 1930, os cartazes publicitários eram criados pelos melhores artistas do país.

"Aqui estão reunidas obras muito características da arte do pôster e, nomeadamente, do pôster publicitário daquela época", disse à Voz da Rússia Nina Baburina, destacada promotora da cultura, autora de várias dezenas de livros sobre a história do pôster. "Se trata de trabalhos criados na segunda metade dos anos 1920, quando se estava terminando com a NEP (Nova Política Econômica) e quando o pôster estava, talvez, perdendo uma certa atualidade, mas ganhando em qualidade artística".

"Nenhum negócio, nem o mais seguro, avança sem publicidade", escrevia, em 1923, o poeta e primeiro copywriter soviético Vladimir Maiakovski. "Isso é uma arma que atinge a concorrência. Deve-se fazer divulgação das organizações, empresas e produtos estatais e proletários com todos os tipos de armas, incluindo a publicidade".

"Uma vez eu inventei o slogan 'o pôster é a arte mais soviética' e muitos conhecedores experientes me apoiaram", disse na abertura da exposição o editor Alexander Snopkov, um dos maiores especialistas russos em história do pôster. "Mas se verificou que não era assim, porque o pôster publicitário do período da Nova Política Econômica (modelo econômico vigente na URSS nos anos 20 com elementos de capitalismo) não é de todo uma forma de arte soviética. Isso pode ser verificado nesta exposição".

A coleção, que formou a base da exposição, começou a se formar há relativamente pouco tempo. O interesse pelo pôster surgiu quase por acaso: Galina Bandurkina começou a se interessar por esse fenômeno único durante o processo de pesquisa de soluções de design originais para o seu próprio negócio. Nas suas palavras, além do valor artístico dos cartazes soviéticos, é muito importante compreender o seu significado histórico: "Quando se começa a estudar a história do pôster, se começa a entender quanto esses trabalhos refletem a história do país".

Se o pôster político refletia a vida oficial, já os pôsteres publicitários da época, pelo menos os apresentados na exposição, são incrivelmente apolíticos. Nuns trabalhos se pode seguir a influência das tradições da escola anterior à revolução, outros foram criados sob influência do construtivismo.

Vladimir Maiakovski considerava que o reclame era "o nome da coisa". Depois de conhecer os pôsteres dos anos 1920 – 1930 do século passado, se torna evidente que naquele tempo os nomes eram dados às coisas por mestres realmente talentosos.

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Fonte: Voz da Rússia