Vietnã constrói centro espacial
O Vietnã olha mais longe e mais alto, quando inicia, nesta sexta (21) a construção de um centro espacial com um custo de 700 milhões de dólares e que deve ficar pronto em 2020. Sobre uma superfície de nove hectares em Hoa Lac, nas fronteiras de Hanói, será construída a instalação, destinada ao estudo e a aplicação de tecnologias cósmicas.
Publicado 21/09/2012 12:44
O futuro estabelecimento se encarregará do controle de satélites de pequena envergadura, bem como da elaboração e obtenção de dados com vistas a observar e prevenir fenômenos naturais e pesquisas sobre a mudança climática global.
Para o país, resultará de grande utilidade prognosticar o rendimento agrícola, explorar recursos marítimos, atualizar o sistema cartográfico eletrônico, com vistas ao gerenciamento de terras, segundo apontou o Instituto de Tecnologias Espaciais (ITE).
A instituição a cargo do projeto prevê um centro de montagem e provas de satélites, dos quai o Vietnã dispõe já de dois em funcionamento, e contará com uma estação receptora de mensagens.
O ITE concede especial importância à obtenção de dados que permitam observar e prevenir fenômenos naturais e pesquisar sobre a mudança climática global. O embaixador do Japão, Yasuaki Tanizaki, cujo governo financia 85% do projeto, através da Assistência Oficial para o Desenvolvimento, assistiu ao início das obras.
Fonte: Prensa Latina