França abre portas para cultura brasileira

 

Destinos turísticos do Brasil participam de uma das principais feiras de turismo de Paris e apresentam novidades do país para profissionais estrangeiros

A Semana do Brasil na França teve prosseguimento na última semana, com a abertura da International French Travel Market (IFTM Top Resa), principal feira de turismo da França, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, em Paris.

A novidade da edição ficou por conta da presença do Brasil no Village Culturel, uma área dedicada exclusivamente à cultura, contando com um grande estande institucional e com a presença de co-expositores. “As cidades de Olinda (PE) e São Luis (MA) são destaque como Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco”, ressaltou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

A 34ª edição da feira Top Resa, voltada exclusivamente para profissionais, teve por objetivo criar um ambiente propício para a realização de negócios. Localizado no pavilhão para destinos de Multiprodutos, o Brasil ocupou um estande de 234m², onde participaram 24 co-expositores: 12 módulos com destinos turísticos e 12 mesas com empresas brasileiras que oferecem serviços turísticos para estrangeiros.

A participação do Brasil na Top Resa foi uma das ações realizadas pela Embratur durante a “Semana do Brasil na França”, iniciada no último dia 17, com mais uma edição do Goal To Brasil. Também em Paris, o Instituto realizou a noite da “Semana do Brasil na França”, reunindo os principais jornalistas, celebridades e formadores de opinião do País.

Além disso, o Brasil foi o país convidado da 40ª edição do Le Grand Pavois, um dos mais importantes salões náuticos do mundo, que teve início no dia 19 e se encerra nesta segunda-feira (24), em La Rochelle. A programação contou ainda com a já tradicional Lavage de la Madeleine, em Paris, realizada ontem (23), com desfile de carro alegórico com Roberto Chaves, organizador da manifestação cultural de origem baiana, e vários artistas brasileiros, como Carlinhos Brown, onde se registrou a presença de cerca de 15 mil pessoas. A Lavagem, importada da Bahia, acontece em Paris desde 2002.

Perfil do turista francês

De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, por encomenda do Ministério de Turismo e Embratur, 35% dos franceses viajam ao Brasil por motivo de Lazer e 25% por motivo de Negócios, Eventos e Convenções. Por Lazer, as cidades mais visitadas no Brasil foram Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador, Parati e São Paulo. Já quando a motivação é Negócios, as cidades foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas.

Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil, tanto por motivo de Lazer, quanto por motivo de Negócios, é de 17 dias. Quando o assunto é gasto médio, o visitante da França deixa aqui US$ 78,18 por dia quando vem a Lazer, e US$ 94,45 quando nos visitam para realizar Negócios ou participar de Convenções e Eventos.