Angela Albino: entusiasmo da militância e esperança na vitória

Em entrevista ao Vermelho, a candidata do PCdoB à Prefeitura de Florianópolis, Angela Albino, comentou o resultado da pesquisa Ibope/RBS, divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento aponta a candidata comunista tecnicamente empatada em primeiro lugar na disputa, com 27% das intenções de voto da capital.

Por Mariana Vie e Humberto Alencar,
da redação do Vermelho

Segundo Angela, o resultado foi recebido com grande entusiasmo por toda a militância da coligação Avança Florianópolis (PCdoB, PT, PR, PRB, PRP e PTdoB). “Mesmo com uma diferença significativa de estrutura das candidaturas, esse resultado mostra não apenas a viabilidade de nossa campanha, mas a possibilidade de ganharmos a eleição. Estamos a 10 dias da votação empatados em primeiro lugar, e certamente em uma posição que nos enche de esperanças.”

Para ela, um dos fatores que levaram ao resultado na reta final do primeiro turno é a unidade dos partidos que integram a coligação. A campanha de Angela também ganha força através da mobilização de diversas frentes de luta dos movimentos sociais da capital catarinense. “A questão mais significativa, e que nos coloca nessa condição hoje, é a união do nosso campo. Nossa coligação nos deu a força para trazermos a candidatura até aqui através de uma militância muito forte e atuante. Historicamente, em Florianópolis, a união de nosso campo nos dá força”.

Nas últimas décadas, Florianópolis se tornou um dos polos mais dinâmicos de Santa Catarina e do Brasil. A Prefeitura precisa entrar no ritmo da cidade. A proposta defendida pela candidata comunista prega mais desenvolvimento, embora não a qualquer preço. Angela aposta em três setores que devem contribuir de forma muito positiva para o desenvolvimento da cidade, que são os setores da tecnologia da informação, do turismo e da maricultura. “Nossa vocação é de indústria limpa. Queremos desenvolver também Florianópolis como um polo cultural, e dela criar um novo vetor para a cidade.”

Durante a entrevista, Angela avaliou também que um dos principais temas de seu programa de governo é a educação. A proposta da candidata comunista é a construção de Centros de Educação Integral para a Cidadania (Cecis) – complexos educacionais inspirados na visão pedagógica de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e dos CEUs paulistanos. O objetivo é oferecer educação em tempo integral, creche, ensino infantil e fundamental, área verde, centro comunitário, teatro, cinema, equipamento digital em rede, biblioteca, laboratórios, complexo poliesportivo, ateliês, oficinas de vídeo, rádio e fotografia.

“São espaços em que as crianças poderão ter educação em tempo integral, para seu desenvolvimento pleno enquanto cidadão. Isso tem sido muito forte para nós.” Oferecer atividades escolares diversificadas, da capoeira à cultura e do xadrez às artes marciais, visando tirar os jovens da rua, também é um dos destaques do projeto educacional defendido pela coligação de Ângela.

No último domingo (23), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em Florianópolis para prestigiar o lançamento do Plano de Esportes proposto por Ângela para a cidade. Ela enfatizou a importância do esporte comunitário e disse que o esporte de alto rendimento fica com quase a totalidade do orçamento para investimentos, enquanto para o comunitário e o de lazer, voltado para a grande maioria da população, sobram apenas 7% do valor.

“Florianópolis tem uma vocação esportiva e há a possibilidade de, através do esporte, atrairmos eventos para a cidade. Temos uma visão voltada para o esporte de base e amador para gerarmos inclusão social.”

Para ela, os próximos dias serão de muito trabalho e contato com a população de Florianópolis para apresentar o programa, reforçar o caminho rumo ao segundo turno e “sensibilizar a cidade com o nosso projeto”.