Plenária do PCdoB em Belém mostra força e empolgação

O PCdoB realizou nesta terça-feira (25) em Belém, capital do Pará, a plenária de arrancada final das eleições. Participaram do ato o candidato a prefeito pela “Frente Belém nas Mãos do povo”, Edmilson Rodrigues (Psol), o candidato a vice-prefeito Jorge Panzera (PCdoB), além de 1,2 mil militantes do Partido e apoiadores das 47 candidaturas comunistas aos cargos de vereador na cidade.

Por Nivaldo Santana*

A presidenta municipal do PCdoB, Leila Márcia, coordenou a plenária. Segundo ela, é a primeira vez que os comunistas disputam a eleição municipal com chapa própria à Câmara. A chapa tem candidatos e candidatas de diferentes segmentos e frentes de atuação do Partido. A campanha está presente em toda a cidade e o esforço da direção da campanha é pela eleição de dois vereadores comunistas.

O entusiasmo com a campanha de vereadores é reforçado pelo excelente desempenho da chapa majoritária. Todas as pesquisas de opinião dão folgada liderança para Edmilson Rodrigues. Os candidatos do PSDB e do PMDB fazem disputa acirrada pela segunda colocação, bem atrás de Edmilson, que já foi eleito prefeito duas vezes, em 1996 e 2000.

Nas caminhadas e comícios realizados diariamente, a Frente Belém nas Mãos do Povo, na qual também participa o PSTU, encontra grande receptividade. A população reconhece o trabalho já desenvolvido em administrações anteriores e manifesta abertamente o seu apoio pela volta de Edmilson. O sorriso nos lábios e o brilho nos olhares são provas visíveis do carinho da população com Edmilson e Panzera.

A Frente Belém nas Mãos do Povo é formada por partidos pequenos. Tem apenas um minuto e meio no horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão. Para superar essa desproporção de meios, a campanha se apoia no esforço militante. Diariamente são realizadas caminhadas pelos bairros, comícios, com grande prioridade para o contato pessoal com os eleitores.

Esse tipo de campanha militante e aguerrida, com poucos recursos e enfrentando as máquinas eleitorais das administrações estadual e municipal, tem conseguido crescentes êxitos e já assusta os caciques políticos locais. As campanhas com muitos recursos em Belém, ao contrário da maior parte das cidades, não conseguem ganhar o coração e a mente dos belenenses, que fazem clara opção pela mudança.

A plenária do PCdoB analisou esse quadro e fez um balanço positivo e otimista tanto da campanha majoritária quanto da campanha de vereadores do Partido. A presença de um número grande de pessoas no Espaço Botequim, casa de espetáculo no centro de Belém onde foi realizada a plenária, recarregou as baterias da militância para os últimos dias de campanha. A ênfase, nesta reta final, é intensificar a campanha corpo-a-corpo, distribuir os materiais com os números dos candidatos e pavimentar o caminho para uma robusta vitória da esquerda.

* Nivaldo Santana é secretário Sindical do PCdoB