Estou preparado para governar Jundiaí para o povo, afirma Bigardi

Em debate realizado nesse sábado (29), na TV Tem, o candidato à Prefeitura de Jundiaí, Pedro Bigardi (PCdoB), apresentou suas propostas para a cidade – localizada a 80 km da capital paulista. O deputado comunista mostrou capacidade e conhecimento para governar Jundiaí.

“Vim ao debate discutir propostas para Jundiaí, analisamos o orçamento e elaboramos um programa de governo necessário e possível para a cidade”, afirmou Bigardi.

Primeiro bloco

No primeiro bloco, o assunto abordado por Bigardi foi o trânsito. Ele questionou o tucano Luiz Fernando Machado sobre as promessas realizadas há quatro anos para a melhoria do trânsito da cidade e que não foram realizadas.

O candidato do governo, em sua resposta, jogou a culpa nas pessoas que adquiriram carros nos últimos anos. Segundo ele, “o despejo de carros nas ruas nos últimos anos tem ocasionado problemas enormes no trânsito”.

Bigardi ressaltou a falta de investimento em obras viárias em Jundiaí. “A cidade cresceu muito nos últimos anos, aumentou o número de veículos, mas o planejamento não acompanhou esse ritmo. Em 12 anos foram feitos apenas um viaduto e três pontes, muito pouco para uma cidade que tem 1 bilhão de orçamento”.

De acordo com Bigardi, as obras viárias na cidade precisam ser realizadas com urgência. “Essas obras como o trevo da avenida Jundiaí, a alça de acesso da avenida 9 de julho com a Anhanguera serão executados de fato em meu governo. Firmo esse compromisso com o povo de Jundiaí”.

Segurança pública foi o tema da pergunta do candidato Ibiz Cruz (PTN) ao candidato Pedro Bigardi. Ibiz o questionou sobre a proposta de criação da Secretaria de Segurança Pública.

“Ninguém aguenta mais a falta de segurança em Jundiaí, o aumento da criminalidade, roubos, assaltos. Em meu governo vou assumir essa responsabilidade pela segurança da cidade. A criação da Secretaria de Segurança Pública permitirá uma integração das ações e mais investimentos para garantir a segurança aos jundiaienses”, ressaltou Bigardi.

Criação de bases da guarda municipal nos bairros e contratação de mais 200 guardas são compromissos de Bigardi. “As bases descentralizadas permitirão levar segurança aos bairros. O governo atual teve a oportunidade e não fez nada pela segurança da cidade, nós vamos fazer”.

Segundo bloco

No segundo bloco, o candidato do governo questionou Bigardi sobre Educação. Em sua fala, Bigardi demonstrou preocupação com o grande número de crianças na fila de espera por vagas em creches. “Temos em Jundiaí um déficit de 1.500 vagas em creches. Em nosso governo vamos construir creches na cidade, com o apoio do governo federal”, reiterou.

O candidato do governo falou em fazer parcerias com creches particulares para garantir vagas às crianças. “Esses convênios saem muito mais caros do que construir as creches”, explicou Bigardi.

A valorização do profissional de Educação também foi mencionada pelo candidato. “Em nosso governo vamos valorizar o profissional da educação, dar melhores condições de trabalho e rever as condições salariais. Esses profissionais terão voz e nos ajudarão a melhorar a educação, não dá para vivermos mais essa ‘ditadura na educação’, onde ninguém pode expressar sua opinião”.

Em sua pergunta ao candidato Claudio Miranda (PMDB), Pedro Bigardi falou sobre o pouco investimento realizado pelo governo estadual na cidade. “Em 2011 o governo estadual investiu apenas 2 milhões na cidade, enquanto que em outras cidades investiu muito mais como é o caso de Bauru 7 milhões”, falou.

Miranda reafirmou essa constatação ao analisar o pouco investimento na área da saúde, como a demora na construção do Hospital Regional.

Para Bigardi, faltam projetos e força política para cobrar do Estado mais investimento na cidade. “O governo atual fala que é amigo do governador, mas na prática falta força política para cobrar do Estado investimento de fato na cidade”.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, novamente o candidato do governo fez sua pergunta ao candidato Pedro Bigardi. O questionamento foi sobre sua participação na secretaria de obras de Campinas.

Bigardi falou com orgulho de sua experiência de anos na vida pública que o credencia para disputar o cargo de prefeito de Jundiaí. “Tenho 33 anos de vida pública, em 2002, nem sei onde você estava nessa época, trabalhei na prefeitura de Campinas. Trabalhei por 22 anos na prefeitura de Jundiaí, com a erradicação de favelas na cidade, elaboração do Plano Diretor, criação da Reserva Biológica da Serra do Japi, tenho experiência, capacidade e maturidade suficiente para ser o melhor prefeito de Jundiaí”.

Lazer foi o tema da pergunta por Pedro Bigardi ao candidato Claudio. “Os bairros da cidade carecem de espaço de lazer. Como fazer para resolver essa situação?”.

Miranda falou da importância dos investimentos nessa área. “As pessoas não tem opções nos bairros na área de lazer, esporte e cultura. Temos muitos artistas na cidade mas não tem espaço para mostrar sua arte”.

“O lazer, esporte e cultura são instrumentos de inclusão social essenciais para os bairros da cidade, os centros esportivos estão abandonados, vamos trazer para Jundiaí as Praças da Juventude e investir mais nessas áreas nos bairros. Como deputado já enviei para a cidade 13 academias ao ar livre, são investimentos necessários, investimentos nas pessoas”.

Quarto bloco

Questionado sobre a questão do emprego em Jundiaí por Luiz Fernando, Bigardi foi enfático ao afirmar a necessidade de investimentos na qualificação profissional. “Jundiaí é uma cidade privilegiada por sua localização, sua área industrial e comércio é muito pujante, por isso vamos investir na qualificação de mão de obra para esse responder a essa demanda. A criação da universidade pública e a criação do Centro Tecnológico contribuirão com a qualificação profissional na cidade. Isso é compromisso do meu governo.”

Em sua última pergunta, Bigardi questionou Ibiz Cruz sobre o parecer do Tribunal de Contas que em 2011 o governo de Jundiaí aplicou apenas 48% de seu orçamento. “Isso mostra a baixa eficiente da administração atual, não investiu nem metade do orçamento na cidade, em nosso governo teremos técnicos competentes da cidade que me auxiliarão a fazer um governo justo e voltado às pessoas”

Compromisso com Jundiaí

Em suas considerações finais, Pedro Bigardi agradeceu a oportunidade e reiterou o seu compromisso com Jundiaí. “Tenho capacidade, experiência e maturidade suficiente para ser o melhor prefeito de Jundiaí, priorizar o orçamento para cuidar das pessoas, em parceria com o governo estadual e federal. Me sinto preparado para governar Jundiaí para as pessoas”, finalizou Bigardi.

Recepção calorosa

Na chegada a Jundiaí (o debate aconteceu em Sorocaba), Bigardi foi calorosamente recebido na entrada da cidade. Em seu discurso, emocionado, agradeceu ao apoio da população. “Essa vitória é de todos nós”, disse, aplaudido.

Informações da assessoria do candidato