Folha afirma que tucano tem dificuldade de reeleição em São Luís

 Matéria publicada nesta segunda-feira (01) pelo jornal Folha de São Paulo sobre a dificuldade de reeleição dos atuais mandarários de capitais aponta a situação do prefeito João Castelo (PSDB) como a mais crítica de todas. Segundo o matutino paulista, os maiores obstáculos aos candidatos que estão no poder ocorrem em São Luís, Teresina, Macapá e Curitiba.

Conforme noticiou o jornal, "apesar do favoritismo, parte dos oito prefeitos de capitais que disputam a reeleição neste ano vêm encontrando dificuldades para conseguir mais um mandato a partir de domingo". Na capital maranhense, o principal obstáculo à reeleição de Castelo é o candidato de oposição Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que encabeça a coligação "Muda São Luís", e que se encontra empatado tecnicamente com o candidato tucano, com tendência de crescimento, segundo revelam as pesquisas de opinião pública.

Os últimos levantamentos realizados apontam que a aliança de oposição em São Luís, que conta com o apoio de Flávio Dino, tem tomado espaço na cidade diante dos governos que não correspondem à vontade da população. Isto se evidencia cada vez mais no desempenho mostrado pela campanha eleitoral de Edivaldo Jr., que vence todas as simulações de segundo turno contra João Castelo, de acordo com as pesquisas recentes. Os números revelaram ainda que o candidato tucano possui o maior índice de rejeição na cidade.

A adesão do povo à candidatura de Edivaldo é outro fator que explica a dificuldade de reeleição do atual prefeito. Nas ruas e nos bairros da cidade quartocentenária, a população demonstra apoio e confiança na vitória da mudança. Carreatas, passeatas e comícios contam sempre com a participação de milhares de eleitores ludovicenses, ávidos por propostas concretas e viáveis para a solução dos problemas da cidade, principal plataforma de campanha da aliança de oposição.

A última pesquisa do Ibope apontou que Edivaldo Holanda Júnior alcançou o prefeito João Castelo, configurando um empate técnico entre os dois candidatos. Já num eventual segundo turno, a simulação do Ibope revelou vitória de Edivaldo contra o tucano, com uma diferença de 10 pontos de vantagem para o petecista.

A Folha detectou ainda que em Curitiba, o prefeito Luciano Ducci (PSB), no cargo há dois anos, não lidera as pesquisas. Com 25% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha, ele tem o governador Beto Richa (PSDB) como seu principal cabo eleitoral, mas está sete pontos percentuais atrás do líder da disputa, Ratinho Júnior (PSC), que tem 32%.

Com informações do Blog do Jorge Vieira