Datafolha vê disputa embolada para segundo turno em SP
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (3) mostra o candidato Celso Russomanno (PRB) com 25% das intenções de voto, em empate técnico com José Serra (PSDB), com 23%. Fernando Haddad aparece em seguida, com 19%, e Gabriel Chalita (PMDB) tem 11%, de acordo com o levantamento.
Publicado 03/10/2012 19:35
Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, Serra pode estar empatado à frente com Russomanno ou na segunda posição com Haddad.
O Datafolha registrou uma queda de cinco pontos em relação ao levantamento anterior, divulgado na última semana de setembro. Enquanto isso, Serra e Haddad cresceram um ponto e Russomanno avançou dois.
Atrás desse bloco vêm Soninha Francine, do PPS (4%), Carlos Giannazi, do PSOL (1%), Levy Fidelix, do PRTB (1%), e Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, do PDT (1%).
Levando em conta apenas os votos válidos, Russomanno tem 29%, ante 27% de Serra, 22% de Haddad e 13% de Chalita.
O resultado tem diferenças em relação à sondagem Ibope divulgada na véspera. Embora as duas pesquisas coincidam na leitura sobre a queda de Russomanno, as diferenças entre ele e os outros dois adversários, e de Serra para Haddad são divergentes. O Ibope vê o candidato do PRB com 34% dos votos válidos, contra 27% do tucano e 22% do petista.
O SPTV, que encomendou as duas sondagens, deu tratamento diferente a elas. Na terça, a pesquisa Ibope mostrou apenas os votos válidos, sem citar a queda de Russomanno e o crescimento de Haddad. Já a edição de hoje do telejornal da Rede Globo foi aberta com a pesquisa, apresentando a avaliação de que Serra e o candidato do PRB estão empatados após uma forte queda do líder.
Segundo turno
As sondagens a respeito do segundo turno indicaram vitória de Russomanno sobre Serra, com 47% a 35%, queda de dois pontos na diferença em relação à sondagem anterior. Contra Haddad, o cenário agora é de 45% a 36% para Russomanno, ante 49% a 34% na pesquisa da semana passada.
Serra continua com a maior rejeição, de 45%. Russomanno tem 26% e Haddad, 25%. Depois deles vêm Paulinho da Força (22%), Soninha (22%), Levy Fidelix (22%), Eymael (19%), Ana Luiza (16%), Miguel (15%), Chalita (15%), Anaí Caproni (14%) e Carlos Giannazi (13%).
O Datafolha entrevistou 2.099 pessoas. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Fonte: Rede Brasil Atual