Gaúchos fazem ato em nome da "Defesa Pública da Alegria"

Ativistas de entidades e coletivos se reunirão no centro de Porto Alegre (RS), na quinta-feira (4), para protestar contra as políticas implementadas pelo atual prefeito, José Fortunati (PDT), na capital gaúcha, como obras de incentivo ao uso de veículos, fechamento de bares e repressão a diversas manifestações culturais. O ato político é convocado dias antes do primeiro turno da eleição municipal. Procurada, a prefeitura não retornou até o fechamento da matéria.


cartaz do evento/divulgação

"Independente de afinidades partidárias, na próxima quinta-feira, 4 de outubro, semana da eleição, vamos mostrar o repúdio da cidade às políticas do governo Fortunati. Sem perder a ternura. Nosso palco e arena é a Praça Montevidéu, em frente à Prefeitura. A concentração é a partir das 16 horas com diversas atividades que seguem noite a dentro. Levemos amigos, faixas ou materiais para fazê-las, canecas, instrumentos musicais pro festerê. E nossa alegria como uma bandeira, como um direito”, convoca um manifesto publicado na página criada no Facebook do ato chamado de Defesa Pública da Alegria.

NA programação cultural haverá participação de artistas e bandas de música locais como Banda Coletiva, Homem Banda (Mauro Lauro Paulo, da Cia Um Pé De Dois!), coletivo artístico Cabaré do Verbo, Iuri Colesnik com show de mágica; Ciro Ferreira; coletivo de fotógrafos Ovos e Llmas, Levante Popular da Juventude, Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela e Bloco da Laje.

A manifestação está sendo convocada principalmente por meio do Facebook. Na página do evento, os organizadores afirmam que militantes de partidos também são bem-vindos ao ato, desde que não portem bandeiras de suas legendas. “Queremos evitar que o ato seja confundido com um comício”, esclarecem os organizadores.

Traz tua arte e tua resistência", finaliza o texto.

Programação

BANCA MUNICIPAL DO BEIJO, inscrições abertas.
BANDA COLETIVA, leva teu instrumento musical!
BLOCO DA LAJE, batucada festiva.
CABARÉ DO VERBO, coletivo artístico com a performance colaborativa Macumba para a Arte! Tragam velas!
CIRO FERREIRA, PAULINHO PARADA, JOSUÉ SANTOS e AQUILES MACEDO, apresentando música popular latino-americana.
HOMEM BANDA, Mauro Lauro Paulo, da Cia Um Pé De Dois!
O PALHAÇO BEM, Ben-Hur Pereira, do Circo Petit Poa-RS.
IURI COLESNIK, com seu SHOW DE MÁGICA.
LARGO VIVO, revolução com bolha de sabão.
LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, intervenção urbana.
OVOS E LLAMAS, coletivo de fotógrafos. Banca com zines, comidas e bebidas.
P.H LANGE, retratos a mão desenhados na hora
TOM ZÉ, mensagem de apoio.

TRAZ TUA ARTE E TUA RESISTÊNCIA!

Da redação do Vermelho