Pesquisa confirma Carlin Moura em primeiro lugar em Contagem
A apenas três dias das eleições que irão definir o primeiro turno da disputa pela Prefeitura de Contagem, o deputado estadual do PCdoB, Carlin Moura, disputa voto a voto — com o ex-deputado federal Ademir Lucas (PSDB) e o também deputado estadual Durval Ângelo (PT) — a preferência do eleitorado da cidade.
Publicado 04/10/2012 09:42 | Editado 04/03/2020 16:49

O levantamento feito na terça-feira (2), com margem de erro de 4,4 pontos percentuais, mostra reviravolta em relação à última pesquisa feita em Contagem. Nela, o Instituto MDA apontava Ademir Lucas na frente com 35,4% – nesta ele teve seu potencial de voto reduzido em 9,6 pontos.
Enquanto a tendência do tucano foi de queda, Carlin e Durval, que estavam empatados tecnicamente em segundo lugar, subiram. Carlin, que tinha 18,4% das intenções, cresceu 8,2 pontos, e Durval conseguiu crescer 7 pontos percentuais aos 19% que tinha. Demais candidatos, votos brancos e nulos permaneceram estáveis. O número de indecisos diminuiu, passando de 14,8% em setembro para 8,8% agora.
Na pesquisa espontânea, em que não são colocados os nomes dos candidatos, Ademir Lucas caiu de 24,8% em setembro para 21,4%. Durval Ângelo subiu de 14,4% para 22,6% e Carlin Moura de 13,2% para 23,8%. George Hilton passou de 1,8% a 2,2% e Donaldo Pedroso de 0,4% para 0,6%. Nesse cenário, brancos e nulos passaram de 10,2% para 9,8% e indecisos de 34,2% para 19,6%.
De acordo com o diretor do MDA Pesquisa, Marcelo Costa Souza, a única certeza que se tem em Contagem é de que vai haver segundo turno. “A indefinição é clara e é difícil fazer prognóstico de quem tem mais ou menos chance. Só vamos saber quem vai para o segundo turno quando as urnas forem abertas”, afirmou.
Segundo o pesquisador, Ademir tem uma tendência de queda e os outros dois candidatos apresentam uma curva de crescimento, mas não se sabe até que ponto essa linha vai continuar. Marcelo Souza lembra que a prefeita Marília Campos (PT) tem uma avaliação positiva, mas, da mesma forma, não dá para dizer até que ponto está transferindo seu potencial de voto para Durval, candidato apoiado por ela. Pela ligação histórica de PT e PCdoB, o pesquisador acredita que parte dos votos dela possam estar indo para Carlin.
Rejeição
Entre os três primeiros colocados, Carlin Moura é o que tem a menor rejeição, de 22%, contra 34% de Durval Ângelo e 44% de Ademir Lucas. Os eleitores mais fiéis são os de Durval. Segundo o levantamento, 79,2% dos que votam no petista consideram a decisão definitiva e 20,8% ainda podem mudar. Já entre os que escolheram Carlin Moura, 75,2% não admitem outro posicionamento e 24,8% podem mudar o voto. Entre os eleitores de Ademir Lucas, 63,6% não admitem outra opção enquanto 36,4% ainda podem mudar.
Ficha Técnica
A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas ouviu 500 eleitores de Contagem em 2 de outubro. O levantamento tem margem de erro de quatro pontos percentuais e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG 1118/2012. O Estado de Minas não publica pesquisas encomendadas por candidatos.
Fonte: jornal Estado de Minas
Foto: Guilherme Jorgui