Geraldo e Luciano reúnem Frente Popular no domingo

 O candidato à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o seu companheiro de chapa, Luciano Siquiera (PCdoB) terão uma agenda extensa no próximo domingo (7), dia das eleições. O postulante começará a "maratona" às 7h, oferecendo um café da manhã no seu edifício, no bairro da Torre, para amigos e lideranças políticas.

geraldo, eduardo, luciano

Além de Luciano, já confirmaram presença o governador Eduardo Campos (PSB), os senadores Armando Monteiro (PTB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), além dos coordenadores da campanha e outros integrantes da Frente Popular.

Às 9h, todo o grupo se dirigirá ao Colégio Sagrada Família, na Praça de Casa Forte, para acompanhar Geraldo e o escritor Ariano Suassuna em suas respectivas salas de votação. O candidato a prefeito vota na Secção 31 da 5ª Zona Eleitoral e estará acompanhado dos filhos e da esposa, Cristina Mello.

Por volta das 10h, será a vez do governador comparecer às urnas. Eduardo vai ao Colégio Silva Jardim, no bairro do Monteiro, para votar na Seção 050 da 5ª Zona. De lá, Eduardo segue para acompanhar a esposa e os filhos em seus respectivos locais de votação, enquanto Geraldo segue para a Tamarineira, onde a esposa Cristina Mello vai marcar o 40 na 6ª Zona – Seção 134, do DNOCS, na Rua Cônego Barata.

Fechando a programação, será a vez de Geraldo acompanhar Luciano Siqueira. O comunista vota na Seção 35 da 8ª Zona, que fica na Escola Mário Melo, em Campo Grande. Depois, Geraldo e Luciano irão circular pelos principais locais de votação do Recife.

Geraldo irá acompanhar a contagem dos votos em uma suíte no Recife Monte Hotel, ao lado da família e de amigos. Após a totalização das urnas e independentemente do resultado, o time da Frente Popular concederá uma entrevista coletiva no saguão do hotel, localizado em Boa Viagem.

Debate

No último debate desta eleição, promovido pela Rede Globo na noite desta quinta-feira (4), Geraldo Julio demonstrou, mais uma vez, que é o candidato mais bem preparado para assumir a Prefeitura do Recife. Durante uma hora e meia de sabatina, o socialista tratou de forma afirmativa temas como educação e geração de emprego, iluminação e saúde pública, aproveitando ainda o tempo para esclarecer eventuais dúvidas sobre a PPP do saneamento.

Mantendo-se firme na postura de não entrar em rinha política, Geraldo evitou polemizar com seus adversários, que insistiam em fazer insinuações inverídicas sobre a Parceria Público-Privada da Compesa. Em duas oportunidades, o candidato usou os dez segundos finais de sua resposta para esclarecer que a PPP vai fazer com que os recifenses moradores de bairros com menos infraestrutura "tirem o pé da lama", uma vez que levará a universalização do saneamento básico para todo o Recife e Região Metropolitana. "A parceria também vai ajudar nossos rios a serem mais limpos e sustentáveis", cravou.

Com a presença dos também prefeituráveis Daniel Coelho (PSDB), Humberto Costa (PT), Mendonça Filho (DEM) e Roberto Numeriano (PCB), a sabatina foi dividida em cinco blocos e permitiu que os candidatos fizessem perguntas entre si. A mediação ficou por conta do jornalista Márcio Bonfim, sendo este o sétimo confronto em debates entre os postulantes.

Na sua primeira participação, Geraldo mostrou intimidade com o tema empregabilidade dos recifenses. Ex-secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, falou da transformação nas ofertas de trabalho e da consolidação de um cenário de pleno emprego no Estado, no qual “já foram gerados meio milhão de empregos nos últimos cinco anos”.

“Para viver bem esse momento, o Recife precisa capacitar os seus jovens e também quem já passou dos 30 anos, com formação especifica para o que o mercado está exigindo”, explicou, ressaltando a vocação da cidade para a oferta de serviços modernos. Além disso, Geraldo registrou a necessidade do recifense estar bem preparado para aproveitar as oportunidades que surgirão com a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo em 2013 e 2014, respectivamente.

Ainda no primeiro bloco, Geraldo falou sobre falta de pavimentação das ruas. Na sua réplica, garantiu fazer “grande levantamento” para tornar as ruas do Recife 100% calçadas. Já no segundo bloco, Geraldo quis saber sobre as propostas para melhorar a educação no Recife. Na sua vez de falar, o socialista ressaltou seus compromissos, a exemplo da construção de 42 creches, melhorias na estrutura física das escolas, capacitação de professores, ensino integral universalizado do sexto ao nono ano nas 34 escolas da rede municipal, além da doação de tablets a todos os alunos da rede pública de ensino.

Em seguida, Geraldo defendeu a iluminação pública como fator essencial para melhorar a segurança na cidade. “Vamos criar o Disque Luz para atender as áreas de maior vulnerabilidade e, em 48 horas, conseguiremos restabelecer a iluminação e tornar aquele ponto mais seguro”, disse, completando, na tréplica, que ainda instalará “um escritório em cada bairro para que o prefeito possa fazer reuniões com a população e as comunidades”. A saúde também foi lembrada por Geraldo, que é o candidato com maior número de propostas na área. Neste setor, a novidade revelada no debate foi a construção de seis ginásios de fisioterapia, um em cada uma das seis Upa Especialidades.

Já no quarto bloco, numa tentativa desesperada de tensionar o final do debate, Humberto Costa acusou injustamente Geraldo de ter contraído empréstimo junto ao BNDES, na época em que era secretário municipal em Petrolina. Tranquilo, o socialista esclareceu que a operação foi realizada antes de sua chegada à Prefeitura de Petrolina.

"Naturalmente, você sabe que quem tem qualquer autorização para assinar empréstimo pela Prefeitura é o prefeito da cidade. O contrato foi assinado anteriormente e os recursos foram aplicados em saneamento e saúde. Eu não tenho nada a esconder. A minha vida pública está toda colocada. Tenho certidões do Tribunal de Contas que mostram que todas as contas de todos os lugares por onde eu passei foram aprovadas", argumentou Geraldo. O prefeiturável encerrou a participação no bloco defendendo seus compromissos para a Segurança Pública. Geraldo vai assumir pessoalmente as ações de enfrentamento à violência.

Nas considerações finais, Geraldo usou o seu tempo para agradecer o apoio, o carinho e a esperança do povo do Recife em sua candidatura.

Fonte: Um Novo Recife