Sem categoria

Paixões não futebolísticas no Zenit da Rússia

Como se sabe, as divergências financeiras entre os jogadores do Zenit, de São Petersburgo, e a sua direção surgiram depois da vinda a esta equipe do atacante brasileiro Hulk e do meio-campo belga Axel Witsel.

De acordo com diversas estimativas, a sua transferência custou a este clube russo de 85 a 100 milhões de euros. Sabe-se que o salário anual do brasileiro é igual a 6,5 milhões de euros, e do belga, a 3 milhões.

A essência do conflito consiste no fato de que o meio-campo desta equipe peterburguense Igor Denissov, transferido para a equipe reserva do clube, declarou que os jogadores russos estão descontentes com os elevados salários dos novatos – Hulk e Axel Witsel.

Tudo começou a 23 de setembro quando se soube que Igor Denissov e Alexander Kerjakov tinham sido transferidos da equipe titular para a reserva do clube Zenit. No site oficial do clube Zenit surgiu a informação de que na véspera do encontro com o clube Krilia Sovietov – Asas dos Sovietes –, da cidade de Samara, Denissov exigiu em forma de ultimato aumentar o seu salário e por isso não foi incluído na lista de jogadores que deviam participar deste encontro. Quanto a Kerjakov, este foi retirado da equipe titular por causa de conduta incorreta.

Mais do que isso: Denissov foi mais longe ainda declarando que estava pronto a deixar Zenit se a situação na equipe não mudasse.

Em vista disso, o diretor Geral do Zenit, Maksim Mitrofanov, apontou na entrevista ao jornal Sport-Express o seguinte:

"Denissov tem contrato por um prazo de três anos e este acordo estará em vigor até o fim do prazo previsto. O clube cumpre os seus compromissos em relação a Igor. Mas Denissov recusou-se unilateralmente a cumprir a sua obrigação principal, isto é, jogar no Zenit, tanto mais que ele tinha recebido uma parte do seu salário em forma de adiantamento. Nesta situação ele não pode deixar simplesmente o clube".

Todavia Denissov afirma que a questão financeira é algo secundário. O que lhe importa, é a estrutura correta da equipe. Afirmou que a espinha dorsal do Zenit, constituída por jogadores russos, está descontente com o fato de que os novatos da equipe, – Hulk e Witsel, – logo desde o início ganham mais do que os outros. Aliás, agora não está claro, em nome de quem o jogador faz esta declaração: em nome dos jogadores do clube ou em seu próprio.

O meio-campo confirmou que tem bom salário, – à volta de 2,5 milhões de euros por ano, – e considera-se uma pessoa abastada. Mas achou que pode reclamar um dinheiro maior devido aos salários injustamente altos dos novatos.

Veremos mais tarde, como irão desenrolar-se os eventos. As opiniões a este respeito variam. Fala o antigo diretor esportivo do clube de futebol Zenit, Konstantin Sarsania.

"Creio que ele deve, antes de mais nada, pedir desculpar pela sua recusa de participar do jogo, isto é, do encontro com a equipe Krilia Sovietov, de Samara. Esta é a melhor saída da situação com perdas mínimas tanto para o jogador, como para o clube. Certamente, qualquer pessoa pode ter idéias próprias. Mas nem sempre vale a pena submetê-las à discussão pública. Ele recusou-se a jogar e, portanto, traiu os seus parceiros e o quartel-geral de treinadores".

O comentarista do jornal Sovietski Sport Evgueni Lovchev encara a situação de uma outra maneira.

No nosso pais gostam muito da frase “Não meta nariz no bolso do outro”. Mas chegaram os estrangeiros. Veio Hulk e se soube que ele ganha quase duas vezes mais. Gostaria de dizer, em primeiro lugar, que ele joga também duas vezes melhor.

Quanto a Alexander Kerjakov, ele já retornou para a equipe titular do clube. A situação em torno de Igor Denissov continua por enquanto confusa. Ele recusa-se a pedir publicamente desculpas à direção do clube peterburguês. Denissov não pretende suavizar o conflito que surgiu apesar dos pedidos do seu agente Pavel Andreiev. Vários jogadores já pediram a direção do clube que admita Denissov nos treinos da equipe titular. Mas a premissa obrigatória da conciliação é precisamente o pedido de desculpas.

Apesar de todos estes eventos, o treinador-chefe da seleção russa de futebol, Fábio Capello, incluiu os dois esportistas na equipe titular para os dois futuros jogos eliminatórios do campeonato mundial de 2014, contra Portugal, no dia 12 de outubro e contra o Azerbaijão no 16 de outubro.

Fonte Diário da Rússia, a partir de artigo na RIA Novosti