TRE-PE: eleições são as mais tranquilas da nossa história
Parcial divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), no início da tarde deste domingo (7), aponta que a eleição em Pernambuco segue como uma das mais tranquilas da história. Até o momento, 55 pessoas foram detidas e presas em todo o estado, por conta de alteração da ordem em locais de votação.
Publicado 07/10/2012 16:51
Dos candidatos a vereador em todas as cidades, dez tiveram problemas com a Justiça Eleitoral e foram recolhidos para prestar esclarecimentos.
De acordo com o presidente do TRE-PE, Ricardo Paes Barreto, apesar do aumento no número de prisões em relação às primeiras parciais, a situação no estado está toda sob controle. "Em algumas cidades do interior, como esperado, houve algumas alterações. Mas os números estão dentro da normalidade, inclusive com índices menores do que na eleição passada", comentou.
Dos 10 candidatos que descumpriram a lei, sete foram presos, nas cidades do Recife, Pesqueira, Camaragibe, Capoeiras, Jaboatão e Tupanatinga. Os outros três foram apenas detidos e devem ser liberados a partir das 17h, nos municípios de Passira, Recife e Camaragibe. "Os casos são de propaganda eleitoral irregular, boca de urna, transporte ilegal de eleitores, fornecimento ilegal de alimento e compra de votos", comentou Paes Barreto.
O TRE-PE teve informações preliminares de uma possível prisão de um candidato a prefeito em Jaqueira, mas ainda não há confirmações.
O Disque-Eleitor do TRE recebeu cerca de 8,5 mil ligações relativas à eleição neste domingo. Entretanto, a maioria das pessoas ligou para saber o local de votação. As informações relacionadas às irregularidades foram encaminhadas aos órgãos competentes.
Urnas
Até o momento, 203 urnas apresentaram problemas nas eleições em Pernambuco. Segundo o TRE-PE, os problemas, em geral, foram pequenos e rapidamente resolvidos. Apenas 76 máquinas precisaram ser substituídas, pois apresentaram travamento. O procedimento consiste na transposição de informações de uma para outra.
Segundo o presidente do TRE, o movimento nas seções eleitorais em todo o estado está sendo tranquilo, tanto na Região Metropolitana do Recife como no interior.