Russomanno: 2° turno zera tudo; PRB decide apoio nesta segunda

Derrotado no primeiro turno das eleições para a prefeitura de São Paulo, o candidato do PRB, Celso Russomanno, debitou seu desempenho nas urnas ao 'bombardeio' que sofreu do PT e do PSDB na reta final da campanha – quando ainda liderava a disputa – e ao pouco tempo de tevê a que sua coligação teve direito.

“Os partidos se uniram quando eu estava em primeiro lugar nas pesquisas e nos bombardearam”, lamentou em entrevista concedida no bairro da Saúde, zona sul da capital, onde fica seu escritório político. “Faz parte do processo democrático e eleitoral.”

De acordo com Russomanno, o pouco tempo de campanha a que sua coligação tinha direito – dois minutos e 11 segundos no programa eleitoral gratuito – impossibilitou que o candidato se defendesse dos ataques que passou a sofrer quando as pesquisas de intenção de voto mostravam sua vitória como certa.

Por isso, e apesar da derrota, Russomanno se disse 'feliz' com o resultado que obteve nas eleições. “Se conseguimos chegar a 21,6% dos votos válidos com apenas dois minutos de tevê, só podemos estar muito felizes”, ponderou. “Sabe o que é ter 1,3 milhão de votos? Você pega o estádio do Morumbi, enche 20 vezes e não consegue colocar todas essas pessoas lá dentro. Nós construímos uma base eleitoral em São Paulo. Isso é muito bacana.”

Apoios

O candidato negou que os partidos de sua coligação irão se dividir no segundo turno. A possibilidade havia sido ventilada pelo presidente municipal do PRB, Aildo Ferreira, pouco tempo depois que a pesquisa de boca de urna divulgada pelo Ibope apontou a provável derrota da aliança – que engloba PHS, PRB, PTC, PTN, PRD, PTdoB e PTB. “Não vamos nos dividir, estamos juntos”, garantiu Russomanno. “O que decidirmos, vamos decidir juntos. Somos agora um grupo político. Iniciamos um trabalho como grupo político e esse grupo político está unido agora.”

A decisão sobre que candidato será apoiado por Russomanno – se José Serra (PSDB) ou Fernando Haddad (PT) – deve ser tomada amanhã (8) numa reunião entre o próprio Russomanno, seu vice, Luiz Flávio Borges D'Urso, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, e Campos Machado, do PTB. “É importante dizer que quem formos apoiar tem de estar alinhado com nosso projeto, que é construir cidadania para as pessoas”, indicou, informando que já havia ligado para os dois candidatos e os parabenizado pela vitória. “Sempre pedimos serviços públicos de qualidade. Nessa direção, não temos problema nenhum em sentar pra conversar com qualquer um deles.”

Questionado sobre as ofensas que dirigiu ao candidato do PT, Fernando Haddad, a quem chamou de 'mentiroso' na reta final da campanha, e sobre se o apoiaria, Celso Russomanno disse que o segundo turno 'zera tudo'. “Vamos começar a discutir daqui para a frente”, assegurou, negando que tenha baixado o nível da campanha. “Fomos para um debate politico e conduzimos uma campanha sem ataques pessoais. O que fizemos no final foi em defesa de nossa coligação.”

Fonte: Rede Brasil Atual