Danilo Gentili rebate acusação de racismo

O comediante Danilo Gentili rebateu críticas feitas a comentários que postou em seu microblog classificados como conteúdo racista. "Está mais que clara e óbvia a “forçação” de barra aqui, pra tentar achar chifre em cabeça de cavalo", afirma Gentili, referindo-se às acusações feitas pelo redator Thiago Ribeiro, 29 anos, que editou e postou um vídeo com trechos do comediante em seu programa na TV, onde enfatiza conteúdo racista em suas piadas.

O vídeo obteve inúmeras visualizações, inclusive uma visualização do próprio Gentili, que conseguiu tirar o vídeo do Youtube por meio da cláusula de uso de imagem. No dia 30 de setembro, um domingo, a partir de seu perfil no Twitter (@LasombraRibeiro), Thiago interpelou Gentili sobre o conteúdo de uma carta-denúncia que fez sobre o assunto e obteve a seguinte resposta: "Sério @LasombraRibeiro vamos esquecer isso… Quantas bananas você quer pra deixar essa história pra lá?".

A afirmação gerou um embate travado via twiiter. Depois, Thiago iniciou uma busca pela punição ao comediante pelo crime de racismo. Entre os locais em que deixou documentação foi no gabinete da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), que ficou de encaminhar o material para apuração na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

E sua resposta, formulada em um texto postado em um blog, no domingo (7), Danilo Gentili menciona matéria reproduzida pelo Portal Vermelho, publicada originalmente pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). O material organizado pelo comediante é uma espécie de dossiê sobre o fato.

Sobre uma das acusações no vídeo, de que ele discriminaria sua assistente de palco, Juliana, por ser negra, ele lembra quais fora os critérios utilizados para sua contratação: "Ela ser negra, baixinha ou seja lá qual característica física você imaginar… NADA teve a ver com a decisão. Se tivesse me guiado por isso e dado a vaga dela por causa da “cota”, eu seria um racista. Se tivesse dado a vaga de emprego apenas pra fazer “média” eu seria um idiota, pois não estaria escolhendo o melhor pro meu programa. Ela mereceu porque foi melhor que todas as outras para aquela vaga específica. Isso é meritocracia e não racismo."

O embate continua

Thiago tuitou na segunda-feira (8): "A todos que me atacam e ameaçam: Façam como Danilo Gentili e agradeçam à JUSTIÇA BRASILEIRA que permite tudo isso. Inacreditável!", referindo-se a uma onda de ataques que estaria sofrendo por fãs do comediante, que contaria com a ajuda de pessoas próximas a Gentili. É possível constatar comentários ofensivos na time-line de Thiago e algumas também na de Gentili. Pelo jeito a história vai longe.

Da redação com informações do site Stand-up Comedy Brasil e Twitter