Embratur leva sabores do Brasil à Espanha

A ideia foi aproveitar a realização de um dos maiores eventos gastronômicos do mundo para promover a diversidade cultural brasileira

Flávio Dino - Embratur sensacional

Para reforçar a divulgação dos destinos nacionais no mercado europeu, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou, de 7 a 10 de outubro, da 14ª edição do congresso gastronômico mais emblemático da Espanha, o Gastronomika.

Durante os quatro dias em que a cidade de San Sebastian se transformou na capital mundial da gastronomia, a Embratur promoveu ações onde a culinária verde amarela foi a atração principal. “Assim como um reconhecido destino de Sol e Praia, o Brasil vem se consolidando como um destino rico por seus pratos, com diversidade de ingredientes e sabores. Isso com certeza pode ser transformado em um atrativo turístico”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.

As ações de promoção dos paladares brasileiros tiveram início no dia 8 de outubro, com a realização de show-cookings no estande da Embratur. Três chefs – Mônica Rangel (restaurante Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá – RJ), Alberto Landgraf (Epice – SP), e Rodrigo Oliveira (Mocotó – SP) apresentaram as delícias da culinária nacional aos convidados.

Na mesma data, o crítico Josimar Melo traçou durante mesa-debate um panorama sobre a identidade gastronômica do Brasil. Encerrando o dia, o chef Alex Atala (D.O.M. – SP), a convite da organização do congresso, realizou aula-show com um passeio pela cozinha do país. Ao final, caipirinhas de priprioca, erva natural da Amazônia, foram servidas aos convidados.

Na terça-feira, 9, os participantes tiveram a oportunidade de degustar um almoço brasileiro com iguarias como moqueca de peixe e camarão, escondidinho de carne seca com purê de mandioca e baião de dois. De acordo com Dino, “quando participamos de um evento internacional, não somos mineiros, nem cariocas, nem paulistas, mas sim brasileiros, com a intenção de mostrar o quanto é rica e diversa nossa cultura”, afirma.