Em três dias, mais de 4 mil usam o Telematrícula

Há 19 anos o Telematrícula normatiza o processo de inscrição, para o ano subsequente, na Rede Pública de Ensino. O procedimento, destinado a novos alunos, já registrou 4,3 mil inscrições até a manhã desta segunda-feira.

O atendimento começou a ser feito no sábado (13). A Secretaria de Educação pretende atender aproximadamente 40 mil registros até 16 novembro, prazo final estabelecido. Segundo a coordenadora de Oferta da Educação, Raphaella Cantarino, o Telematrícula é uma forma de facilitar a vida da população que procura por uma escola. "Evita as filas nos colégios. É um sistema privilegiado que não existe em grandes cidades como São Paulo."

Os interessados devem discar 156 e escolher a opção 2. A coordenadora lembra que a inscrição não garante vaga na escola desejada, porém, é o primeiro passo. "Por isso, é extremamente necessário que o CEP da residência ou do trabalho esteja em mãos para facilitar a localização de uma escola mais próxima", recomenda. Também são necessários no momento da inscrição a idade e o nome completo do aluno e do responsável. O atendimento é feito de 2ª a 6ª feiras, das 7h às 21h, e sábado, domingo e feriado, das 8h às 18h.

Até 9 de novembro, o Telematrícula fará inscrições de alunos de 4 e 5 anos, ensino fundamental e médio. De 10 a 16 de novembro, Educação de Jovens e Adultos (EJA); e de 16 a 31 de outubro, alunos especiais. Para esses, o período já engloba inscrição e matrícula. O responsável precisa agendar uma triagem que é feita pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação. Os agendamentos serão feitos nas Gerências Regionais de Planejamento, nas Coordenadorias Regionais de Ensino.

Próximos passos

Após a inscrição ser feita pelo telefone, o candidato deverá aguardar o resultado da lista dos contemplados e as localidades das escolas, que serão divulgados em 12 de dezembro, na página da Secretaria de Educação (www.se.df.gov.br). O período de efetivação das matrículas será para todos os alunos, de 17 de dezembro a 4 de janeiro de 2013.