Reta final dos preparativos para Copa das Confederações

O anúncio final das sedes da Copa das Confederações 2013 será feito em oito de novembro, em São Paulo. Na mesma data, também serão divulgadas as categorias de ingressos para o torneio. A venda terá início em três de dezembro, dois dias depois do sorteio dos grupos da competição, também em São Paulo. As datas foram anunciadas em coletiva de imprensa na quinta-feira (18), no Rio de Janeiro.

Na coletiva, o ministro Aldo Rebelo disse estar confiante de que as seis sedes estarão prontas nos prazos definidos. “Até novembro, nós, do governo federal, trabalhamos com seis cidades”, que são Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

O presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin disse que o foco do COL passou da fase de planejamento para as operações, já pensando em 2013. “Para nós, a Copa das Confederações é amanhã e estamos trabalhando em ritmo intenso para que esse festival de campeões seja um espetáculo não só dentro do campo, mas também em termos de organização”, disse.

Bebeto, como ex-jogador e vencedor da Copa das Confederações de 1997, ressaltou a importância do torneio não só para os testes de organização, mas para os atletas. “É a oportunidade de ganhar espaço, de mostrar ao treinador que você tem condições de jogar a Copa”, disse.

Tabela dos jogos

Na coletiva, também foram divulgados detalhes do sorteio dos grupos da Copa das Confederações, em 1º de dezembro, no Anhembi, em São Paulo. Comitivas dos sete países já classificados estarão presentes: Brasil, Espanha, Uruguai, Itália, México, Japão e Taiti. Somente o último representante, do continente africano, ainda não será conhecido. São esperados cerca de 600 jornalistas. Uma das atrações musicais do evento será Arlindo Cruz, que canta a música da mascote oficial da Copa.

Pela tabela básica do torneio divulgado pela Fifa, a partida de estreia do torneio está marcada para o dia 15 de junho, em Brasília, às 16 horas, entre o Brasil, que como anfitriã abre a competição e adversário ainda indefinido. O último jogo da primeira fase acontece em 22 de junho, às 16 horas, em Salvador.

As semifinais serão realizadas em Belo Horizonte e Fortaleza, respectivamente em 26 e 27 de junho. A disputa pelo terceiro lugar acontece em Salvador no dia 30, a partir das 13 horas. No mesmo dia, às 19 horas, a final será no Maracanã, no Rio. Cada cidade receberá três jogos, exceto Brasília, que terá apenas a abertura do torneio. O Brasil só jogará no Maracanã numa eventual decisão do título, como vai acontecer também na Copa de 2014.

Da Redação em Brasília