Dez deputados federais são eleitos prefeitos no 2º turno
Dos 18 deputados que disputaram as eleições municipais neste domingo (28), dez foram eleitos prefeitos. Ao todo, 25 deputados federais saíram vitoriosos nesta eleição – um desempenho 9,4% superior ao da eleição de 2008. Seis assumirão a prefeitura de capitais. Os deputados eleitos prefeitos assumirão o novo cargo em 1º de janeiro de 2013, quando serão substituídos pelos suplentes. A Câmara dos Deputados ganha 25 novos deputados no próximo ano.
Publicado 29/10/2012 14:53
Neste ano, 87 deputados federais se candidataram – 81 a prefeito e seis a vice-prefeito e 25 foram eleitos (28,7%). Em 2008, foram 93 candidatos e 18 eleitos (19,3%).
Dos deputados que assumirão a prefeitura de seis capitais no próximo ano, quatro foram eleitos neste domingo: Edivaldo Holanda Júnior (PTC) vai comandar São Luís (MA), Dr. Mauro Nazif (PSB) ganhou em Porto Velho (RO), Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) foi eleito prefeito de Salvador (BA) e Zenaldo Coutinho (PSDB) elegeu-se prefeito de Belém (PA). Eles se somam a Teresa Surita (PMDB) e a Rui Palmeira (PSDB), que se elegeram em 1º turno prefeitos de Boa Vista (RR) e de Maceió (AL), respectivamente.
O Rio de Janeiro foi o estado que mais concentrou deputados candidatos neste segundo turno. Eles estiveram na disputa por cinco cidades e saíram vitoriosos em três delas: Alexandre Cardoso (PSB) foi eleito em Duque de Caxias; Nelson Bornier (PMDB), em Nova Iguaçu; e Neilton Mulim (PR), em São Gonçalo.
Também foram eleitos prefeitos neste domingo os deputados Paulo Piau (PMDB), em Uberaba (MG); Romero Rodrigues (PSDB), em Campina Grande (PB); e Jonas Donizette (PSB), em Campinas (SP).
Fonte: Agência Câmara