Melhorar vida do povo deve ser foco da reforma chinesa

A melhoria da vida do povo é a força motriz da reforma da China. Do "contrato de produção agrícola entre uma unidade familiar e o Estado", assinados pelos 18 camponeses da aldeia Xiaogang em 1978, até a reforma iniciada por Deng Xiaoping, todos têm como base a melhoria da vida da população.

Durante os mais de trinta anos de reforma, a China já se transformou de um país pobre em um país relativamente rico. A renda dos habitantes em algumas províncias já atingiu o nível dos países médio e ou bem desenvolvidos. Assim, será que a melhoria da vida da população deixou de ser uma prioridade para este país asiático? A resposta é não.

Nesta nova fase da reforma da China, a melhoria da vida do povo ainda é a prioridade.

O editor-chefe do jornal norte-americano, USQiaobao, Xiao Dong, disse em entrevista com a Rádio Internacional da China que o objetivo da reforma chinesa sofre algumas mudanças.

"O objetivo da reforma tem níveis diferentes. O mais importante é atender as necessidades básicas de sobrevivência, como alimento e roupa; Em segundo lugar, garantir segurança, justiça e respeito"

A atual fase da reforma chinesa concentra-se principalmente nesse segundo nível, afirmou Xiao Dong. O país enfrenta alguns desafios para atender as necessidades deste nível, como por exemplo, acesso difícil a tratamento médico e à educação, dificuldade na pensão, etc. Isto mostra que o país precisa se esforçar ainda mais na construção de sistema de segurança social básica. Além disso, a grande divisão entre ricos e pobres em algumas regiões e setores são razões pelas quais as pessoas ficam mais ansiosas e inseguras.

Para Xiao Dong, os motivos destes problemas são muitos, mas os principais são políticas preferenciais realizadas no início da reforma e a estratégia de desenvolvimento econômico não equilibrado. Estas medidas desempenharam papéis positivos no início da reforma, mas hoje em dia, são causas de alguns problemas.

Xiao Dong considera que um sistema econômico mais equilibrado precisa ser estabelecido, para que todas as pessoas e regiões participem, de forma igual e justa, do desenvolvimento econômico.

"A prioridade da nova fase de reforma na China é a transformar os desequilíbrios existentes em um sistema mais equilibrado"

As principais caraterísticas de um sistema equilibrado deve contar com garantia mínima oferecida pelo país, política igual entre regiões e setores diferentes, desenvolvimento sustentável e utilização de impostos, como imposto de herança e imposto de bens imobiliários, para encurtar a diferença entre ricos e pobres.

No entanto, indicou Xiao Dong, um sistema mais equilibrado não significa economia planificada. Ele destaca a importância do papel de reajuste e garantia do país sob a economia do mercado. O estabelecimento deste sistema tem também significado político, que pode aumentar a identidade da população e ressaltar sua legitimidade.

Fonte: CRI