Assembleia Popular da China: "O voto na nossa mão"

O sistema eleitoral é o pilar da política democrática. E o direito de eleição é a base dos direitos políticos dos cidadãos. O órgão legislativo da China emendou em 2004 e 2010 a Lei Eleitoral. Com as emendas, os cidadãos passaram a votar e ser votados de forma mais igual e transparente. Mais e mais pessoas normais são eleitas como membro de Assembleia Popular. As mudanças nos últimos dez anos refletem a elevação dos direitos democráticos dos cidadãos chineses.

Os membros são eleitos pelos cidadãos, cujo desejo é muito simples: escolher uma pessoa para transmitir seus anseios, demandas e as sugestões.

"O membro do meu coração é quem faz boas coisas para o povo. Ele deve ser uma pessoa justa e decente."

"Às vezes eles visitam nossas estufas de vegetais para ver se temos dificuldades ou não. Se eles não têm contatos conosco, como podemos saber se são representantes adequados?"

Segundo a Constituição da China, todos os poderes do país pertencem ao povo, que aplica seus direitos através da Assembleia Popular. O sistema de Assembleia Nacional da China é o sistema político fundamental do país. A eleição é a base e conteúdo importante deste sistema. Em 2011, a eleição foi realizada com mesma proporção em áreas urbanas e rurais. Na eleição dos representantes da Assembleia Popular, pela primeira vez os camponeses chineses tiveram praticamente os mesmos direitos que os moradores urbanos. A mudança incentivou ainda mais o entusiasmo de participação política do povo chinês.

Em Ruijin, na província de Jiangxi, berço do sistema de Assembleia Popular da China, está sendo realizada uma "entrevista coletiva", na qual os moradores de aldeia perguntam aos representantes sobre questões relacionadas à sua vida.

"Por favor, após de ser eleito como representante, o que você vai fazer para a nossa aldeia Tianwu?"

"Obrigada pela pergunta. Se eu for eleito, vou fazer uma pesquisa sobre os setores agrícolas e industrial, especialmente a situação de investimento e tecnologia destas áreas. Vou entregar o relatório à Assembleia Popular de nível superior para que as questões sejam notadas e discutidas."

Segundo a Lei Eleitoral, os candidatos precisam ter uma "entrevista", ou seja, uma conversa direta com os eleitores. Anteriormente, os eleitores não se encontravam com os candidatos, sabendo somente o nome deles. Mas agora, os eleitores podem ter um conhecimento mais direto sobre eles, e assim, votarem com mais clareza.

Nos últimos anos, a proporção de representantes de regiões básicas tem aumentado gradualmente. Para os especialistas, a quantidade dos representantes da Assembleia Popular não depende simplesmente da sua experiência educacional ou de seu cargo, mas sim da capacidade em representar e transmitir os desejos verdadeiros do povo e cumprir a responsabilidade de administrar o país representando o povo.

Fonte: Rádio Internacional da China