PCdoB se destacou no 2º turno em Vitória (ES), diz dirigente

O presidente municipal do PCdoB em Vitória, José Suzano de Almeida, afirmou que a disputa pela Prefeitura da capital do Espírito Santo — que culminou na eleição do Luciano Resende (PPS) — foi muito acirrada. Luciano conquistou 98.837 votos (52,73% dos votos válidos) e derrotou o represente das forças do atraso da capital, Luiz Paulo, do PSDB.

“O poder econômico e a força da mídia mobilizaram os conservadores que trabalharam intensamente para implantar o retrocesso político na capital do Espírito Santo”, explicou o dirigente comunista.

Segundo ele, “a derrota do PSDB foi emblemática e serviu também para desbancar Paulo Hartung, líder dos neoliberais, que muito se empenhou na disputa eleitoral da capital, utilizando-se de todos os artifícios”.

Suzano disse que durante o 2º turno das eleições em Vitória, o PCdoB cumpriu um papel destacado. Apesar de o partido do novo prefeito eleito marcar presença na oposição ao governo da presidenta Dilma Rousseff, o comunista afirma que Luciano assume com o compromisso de governar com os partidos aliados. “Ele é progressista e quer o desenvolvimento político, econômico e social do povo de Vitória. Pretende construir um governo itinerante promovendo debates em cada uma das oito regiões administrativas de Vitória, para garantir a participação popular nas decisões da administração e o diálogo com as organizações populares”.

O vereador comunista reeleito para o quinto mandato na Câmara Municipal de Vitória, Namy Chequer, reforçou a importância da derrota dos tucanos na cidade. Ele disse que o PCdoB é personagem permanente da ação política e social da cidade e que também teve uma atuação importante no resultado das eleições do último domingo (28). Para o vereador comunista, a vitória de Luciano é resultado da vontade da capital de “se ver livre” da polarização entre PT e PSDB que já dura quase 25 anos.

Ainda de acordo com o parlamentar, o PCdoB —representado na Câmara Municipal através de seu mandato — deverá estabelecer junto ao Executivo de Vitória uma relação sólida para a solução dos problemas da cidade.

Da redação do Vermelho