Falta de dinheiro encerra parceria do Estadão com ESPN

O fim do “Jornal da Tarde”, cuja última edição foi publicada nesta quarta-feira (31), foi apenas uma das medidas do Grupo Estado de contenção de despesas. De acordo com o "Portal Imprensa", a empresa de comunicações paulistana também vai encerrar a parceria com a rede de notícias americana de esportes ESPN no rádio.

O contrato do Estado com a ESPN vai até o fim de 2012. O grupo desembolsa um valor anual pelo uso da marca e dos profissionais dos canais.

Segundo o “Portal Imprensa”, o diretor de jornalismo da ESPN Brasil, João Palomino, fez uma reunião com a equipe há dois dias para informar o fim da parceria. Oficialmente, contudo, nenhuma das empresas se pronunciou até agora.

O fim da parceria com a ESPN faz parte de um plano de contenção de custos do Grupo Estado. A medida mais drástica nesse projeto foi o fechamento do “Jornal da Tarde”, que a empresa editava havia 46 anos.

Em nota oficial publicada no site do “Estado de S. Paulo”, o plano de contenção foi apelidado de “revisão de portfólio”. Entre outras alegações para encerrar áreas e parcerias da empresa, o grupo diz que vai "investir em uma estratégia multiplataforma integrada para oferecer um volume maior de informação aos leitores", sem explicar como.

As mudanças deverão implicar em mais trabalho aos jornalistas remanescentes, como já aconteceu em outras épocas.

Com informações do portal Máquina do Esporte