Brasil e Colômbia ampliam cooperação econômica

Parcerias em diversas áreas serão negociadas pelos chanceleres Antonio Patriota e María Ángela Holguín Cuéllar, durante encontro em Bogotá; intercâmbio entre os dois países aumentou 430% entre 2002 e 2011, chegando a US$ 3,9 bilhões.

Integrantes dos governos do Brasil e da Colômbia examinam nesta segunda-feira (5) a ampliação de parcerias entre os dois países, como a cooperação e o desenvolvimento nas regiões de fronteira, em educação, integração regional, cultura, ciência e tecnologia e meio ambiente. Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e María Ángela Holguín Cuéllar, reúnem-se em Bogotá, capital colombiana, na 3ª Reunião da Comissão Bilateral Brasil-Colômbia, na qual está prevista a assinatura de um memorando de entendimento sobre a reestruturação da Comissão de Vizinhança e Bairro e de um acordo de cooperação entre a Fundação Getulio Vargas e a Academia Diplomática de San Carlos para troca de experiências e atividades conjuntas.

Um dos principais pontos da conversa é a análise das reuniões da 14ª Comissão de Vizinhança e Integração e dos Grupos de Trabalho a ela vinculados. Também examinarão propostas para aumentar o comércio entre Brasil e Colômbia.

O intercâmbio bilateral aumentou o equivalente a 430%, de 2002 a 2011, passando de 747 milhões de dólares para 3,9 bilhões, segundo o Ministério das Relações Exteriores. A lista de exportações brasileiras é diversificada, e nela predominam os produtos manufaturados . Até setembro de 2012, o Brasil exportou 1,9 bilhões de dólares para a Colômbia e importou cerca de um bilhão.

Com informações da Agência  Brasil