Japão e EUA realizam exercícios militares perto da China

As Forças Armadas do Japão e dos Estados Unidos começaram nesta segunda-feira (5) manobras militares marítimas nas ilhas de Okinawa, província japonesa que administra as ilhas Senkaku/Diaoyu, disputadas com a China.

Segundo o Japão, os exercícios fazem parte de atividades regulares com previsão de término até o dia 16 de novembro. Inicialmente, estava previsto que as tropas desembarcassem em uma das ilhas do arquipélago de Okinawa, mas ambos os exércitos decidiram cancelá-lo para não aumentar ainda mais a tensão com Pequim, informou a televisão pública NHK.

A manobra tem como objetivo o fortalecimento da defesa do arquipélago japonês de Okinawa (sul), ao que segundo Tóquio pertencem também as desabitadas ilhas Senkaku/Diaoyu, com uma superfície de apenas sete quilômetros quadrados e situadas no Mar da China Oriental, entre Taiwan, Japão e China.

Para os exercícios conjuntos, o Japão mobilizou cerca de 37 mil soldados e cinco navios da Marinha, enquanto que os EUA contará com um contingente de dez mil soldados e um porta-aviões. Durante as atividades de treinamento será ensaiado o desembarque de tropas de assalto pelo mar e pelo ar. Outros detalhes, por enquanto, não são revelados.

As manobras estão sendo realizadas a meio de agravamento das relações entre o Japão e a China por causa das ilhas Diaoyu. Pequim já protestou formalmente sobre isso.

Com agências