Haroldo Lima recebe o título de cidadão de Simões Filho

O dirigente nacional do PCdoB, ex-deputado federal e ex-presidente nacional da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, recebeu o título de cidadão de Simões Filho na manhã desta quarta-feira (7/11), na Câmara Municipal do municipio da Região Metropolitana de Salvador (RMS), durante as comemorações dos 51 anos da cidade. A honraria foi concedida pelo vereador Adolfo Cezimbra (PSD) e é um agradecimento pela atuação de Haroldo Lima na defesa da autonomia do município, durante o regime militar.

Simões Filho foi um dos municípios baianos incluídos na área do Estado considerada de segurança nacional e que tiveram as eleições diretas para prefeito interrompidas. Ao ser eleito deputado, a primeira medida de Haroldo Lima foi propor a exclusão do municipio da área de segurança nacional , conseguindo a aprovação de sua proposta.

“O único deputado federal da Bahia que teve coragem de enfrentar o regime foi Haroldo. No momento mais crucial desta cidade, o PCdoB esteve presente aqui. Graças a ele é nós temos de volta as eleições diretas em Simões Filho”, afirmou Cezimbra, ao justificar a entrega do título.

A cerimônia foi acompanhada pelo deputado federal Álvaro Gomes e pela vereadora Olívia Santana, ambos do PCdoB, pelo presidente do partido local, Antônio Gavião e, também, pelo prefeito reeleito Eduardo Alencar (PSD), que participou do ato de entrega da honraria. Na ocasião, o chefe do Executivo dedicou o quarto mandado, que assumirá em 2013, a Haroldo.

“A cidade está de portas e de coração aberto para ele. Se não fosse pelo ex-deputado, eu não teria a oportunidade de ter os três mandatos na cidade. Ele faz parte da história de Simões Filho e é mais do que justo que o meu quarto mandato seja dedicado a ele”, explicou o prefeito.

Ao lado da esposa, Solange Lima, que atestou o compromisso do marido para com o município, Haroldo agradeceu o reconhecimento. “Esse título é fruto de uma batalha que nós travamos para devolver o direito do povo de Simões Filho de eleger seu representante, que tinha sido sequestrado. Fiquei muito satisfeito e estou convicto que é através das lutas que se consegue a vitória”.

Para Álvaro Gomes, a entrega do título é também um reconhecimento ao PCdoB. “O Partido Comunista do Brasil sempre lutou pela liberdade, sempre lutou pela democracia, por uma sociedade em que as pessoas tenham uma vida digna. O PCdoB é Haroldo.”, defende. Assim como o deputado, Olívia Santana também falou da honra em pertencer a mesma sigla que Haroldo: “Faço questão de prestigiar [o evento] porque Haroldo é um patrimônio nosso. Não podemos falar em História do Brasil sem falar nele”, defendeu.

De Salvador,
Erikson Walla